Suplementos 06Jul

Como Tomar Proteína Whey?

Um dos suplementos mais conhecidos e utilizados pelos atletas e praticantes regulares de atividade física é a proteína whey (whey protein). A proteína whey tem mesmo um papel fundamental na construção da massa muscular magra. No entanto, há quem ainda tenha dúvidas sobre como tomar proteína whey e a melhor forma possível para potencializar os seus resultados. O Clube Fitness dá-te as respostas!

A proteína whey é o nome comercial da proteína derivada do soro do leite, que é extraída durante o processo de fabricação do queijo. Assim sendo, é uma proteína de altíssima qualidade, rapidamente absorvida pelo corpo e muito fácil e prática de ser consumida. Ela serve para estimular o ganho e crescimento de massa muscular no corpo.

Mas os benefícios da proteína whey não ficam por aí: o produto possui altas quantidades de aminoácidos essenciais, melhora a imunidade, é livre de gorduras, sacia a sensação de fome, entre outras.


 

Como tomar Proteína Whey?

Antes de mais, é importante saber que o consumo de proteína deve ser regular ao longo do dia. Durante o dia,é aconselhado o consumo de proteína de 3 em 3 horas, quer através da alimentação como de suplementos. Depois da água, as proteínas são os constituintes em maior quantidade no nosso corpo e são responsáveis por diversos processos biológicos.


Como escolher?

Existe uma infinidade de marcas de proteína whey no mercado. A dica é escolher qual se encaixa melhor de acordo com os resultados que pretendes, bem como segundo os valores que podes gastar.


Qual a dose diária ideal?

A dose diária ideal de proteína whey varia também de acordo com os teus objetivos, a tua rotina, alimentação, entre outros fatores. Mas, de forma geral, se pretendes ganhar massa muscular, o ideal é ingerir uma ou duas doses (cerca de 30-60g) diárias.
Lembra-te que a proteína whey é um suplemento alimentar e não uma fonte exclusiva de proteína. Não deve ser tua única fonte e deve estar integrada numa dieta equilibrada.


Os melhores horários?

De manhã ou à noite? Qual o melhor horário para tomar proteína whey? O melhor horário para tomar é pré-treino e pós-treino. Uma hora antes de treinar e uma hora após o treino é o ideal. As vantagens a nível de ganhos de massa muscular e recuperação pós-treino são maiores do que se consumir a proteína em horas distantes do treino.
Se não gostas de andar com o shaker sempre atrás, as barras de proteína são também excelentes formas de garantir o consumo proteico necessário ao crescimento muscular.


Tomar com água ou leite?

Esta é uma dúvida comum, mas a verdade é que podes tomar o suplemento com leite ou com água. Para uma absorção mais rápida, é melhor com água, pois melhora a digestão, já que o estômago não perde tempo nem energia a digerir os outros componentes do leite. Porém, se tomares proteína whey no pré-treino com leite, a absorção será mais lenta e ela agirá no momento em que o corpo realmente precisa.
  
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis