Motivação 14Set

Como não desistir do Ginásio? Dicas!


Lá inscrever, a pessoa até se inscreve. E vai a umas 3 aulas, cheia de energia. Mas depois bate a rotina e é difícil aguentar-se lá. Precisas de incentivo? Conhece algumas dicas de como não desistir do ginásio!

Um dia é porque não tens tempo. Outro é porque não tens companhia. Todas as desculpas são válidas para trocar a prática de exercício físico pelo sofá, principalmente nos dias mais frios e chuvosos. A rotina é o pior inimigo do ginásio. Solução: transformar a rotina numa amiga. 
 

Como não desistir do Ginásio? Dicas!


Ignora as desculpas

Aquela velha questão do “amanhã vou” ou “começo na segunda-feira” não resultam. Se queres perder peso e tornar-te uma pessoa mais fit, vais ter de deixar as desculpas de lado. Os bons resultados requerem esforço.


Encontra um ginásio perto de ti

O mais aconselhável é arranjares um ginásio perto da tua casa ou do teu local de trabalho. O facto de teres de pegar no carro para ir para um super longe vai fazer com que desistas. Procura um sítio perto e acolhedor, onde te sintas bem e com vontade de ir. 
 

Descobre a atividade que combina contigo

Escolhe uma atividade que gostes e que, acima de tudo, sintas prazer em praticar. Isso vai ajudar-te a não arranjar desculpas e a conseguir os resultados que desejas.


Começa pelo básico

No primeiro dia de ginásio, começa pelos exercícios mais simples e vai aumentando a dificuldade apenas quando sentires que entraste na tua zona de conforto. Pergunta aos instrutores, pede ajuda aos professores. Ninguém nasce ensinado. 
 

Marca na agenda os dias para ir ao ginásio

Escolhe os dias e horários para exercitar. A atividade física precisa de um tempo determinado (e espaço) na tua agenda. Reserva esse momento para cuidar de ti.


Estabelece uma meta semanal

Estabelece a frequência nas aulas ou treinos como uma meta semanal. E, de acordo com o teu desempenho, procura recompensar-te por teres cumprido esta meta.


Regista a tua evolução

Faz uma avaliação do teu desempenho. Constrói um quadro da tua evolução. Isso vai ajudar-te a fazer pequenas mudanças no teu desempenho.


Define os teus objetivos

Pode ser peso, massa gorda, massa muscular, resistência, o que for. Define os teus objetivos e esforça-te para os alcançar.


Combina exercício com diversão

Convidar amigos para treinar contigo, ouvir as músicas que mais gostas ou treinares ao lado de pessoas interessantes pode ser uma forma divertida de fazer desporto, além de ajudar o tempo passar mais rápido.


O ambiente é tudo

Escolhe um lugar agradável, no qual te sintas confortável para treinar. Se não gostas das pessoas e instrutores do teu ginásio, procura outro espaço.


Encontra um instrutor que gostes

O profissional de educação física é uma das peças fundamentais para a tua motivação. Além de supervisionar o teu treino, deve ser uma pessoa em quem confies.


Partilha os teus objetivos

Se partilhares os teus objetivos, terás apoio nos momentos em que te falta motivação.


Não pares nas férias/festividades

Mesmo que o ritmo de treino seja menor nos momentos de descanso, como as férias ou época de festividades, é importante nunca parar.
 
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis