Alimentação 05Jul

Como Escolher o Melhor Pão

Pão de sementes, pão integral, pão de centeio? Qual é a tua escolha? Devido à enorme diversidade de pão embalado no mercado, às vezes, torna-se um verdadeiro desafio saber qual o melhor pão (e claro, o mais saudável) que devemos comprar.
 
O pão é um alimento que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, como a prevenção de algumas doenças e o enriquecimento do corpo e manutenção deste, desde que seja bem escolhido. 

Infelizmente, existem algumas opiniões do consumo deste alimento, que podem levar as pessoas a tomar más decisões. Por exemplo, algumas pessoas que decidem fazer dieta, acabam por "eliminar" o pão na sua alimentação, pois pensam que este nao ajudará nos seus objetivos. Mas não é verdade! O pão pode ser consumido durante a dieta, desde que seja devidamente escolhido e consumido de forma moderada.  

Por isso, é importante saberes que existem muitos mitos acerca deste alimento e do seu consumo, principalmente em relação à informação que vem nas suas etiquetas. Sendo assim, devemos estar atentos e saber o que é, ou não, verdade.
 

Como Escolher o Melhor Pão?


Mito VS Realidade

Mito - Se tem a palavra “trigo” no nome significa que tem muita fibra e grãos.

Realidade - Na verdade, o primeiro ingrediente marcado na etiqueta é o que existe em maior quantidade e se este diz que “é enriquecido em farinha branca” significa que este é o principal ingrediente usado, logo o pão não poderá ser considerado integral.
 


 

Mito - Pães com nomes ditos saudáveis como “100% natural” ou “enriquecido em fibras” são as melhores escolhas.
 
Realidade - Às vezes o que embalagem diz, nao significa que seja verdade. Os pães que na sua etiqueta dizem “pão de trigo 100% natural”, têm eventualmente na sua constituição farinha de trigo, mas não na sua maioria como é descrito.



 
Mito - O pão de centeio é 100% rico em fibras.
 
Realidade - Geralmente, os principais ingredientes de um pão de centeio, são a farinha enriquecida e de centeio e água. Logo, isso poderá explicar porque é que a maioria destes pães, apenas contêm um grama de fibra por fatia. Sendo assim, não poderão ser considerados 100% ricos em fibra.


 

Afinal, quais as características a procurar na etiqueta?

O essencial é saber procurar e por vezes, perder algum tempo nessa mesma procura, principalmente quando o assunto é a saúde e o bem-estar. É possível encontrar pão saudável e com todas as suas preferências, o importante é saber escolher! Assim, aqui vão algumas dicas quando chega a hora de comprar.
 
Atenção aos ingredientes, saiba que estes estão por ordem decrescente, ou seja o que estiver em primeiro, é o que existe em maior quantidade.
  • Evita pães de farinha de trigo enriquecida;
  • Verifica a tabela nutricional e escolhe o que tiver o menor teor de gordura:
  • O pão não deve ter mais de 110 calorias por 100 gramas;
  • Deve ser rico em fibras e nutrientes (no mínimo dois gramas de fibra);
  • Não deve alcançar os quatro gramas de açúcar;
  • Deve ter três ou mais gramas de proteína;
  • Deve ter zero gramas de gordura saturada;
  • Não deve conter aditivos (procura pães com poucos ingredientes);


Benefícios do pão

Se o pão for devidamente escolhido, este poderá ter inúmeros benefícios para a saúde, como a proteção contra doenças cardíacas, diabetes, obesidade e alguns tipos de cancro.
  • Os pães integrais oferecem inúmeras vitaminas do complexo B, substâncias essas que beneficiam o nosso cérebro. São também ricos em fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal. Existem estudos que comprovam que as substâncias contidas neste tipo de fibra ajudam na diminuição do aparecimento de tumores. Tem em conta que estes efeitos só serão possíveis se o pão escolhido, for realmente rico em fibras e nutrientes.
  • Se não encontrares pão 100% integral, as opções semi-integrais serão sempre melhores escolhas no ponto de vista nutricional do que o pão branco, pois possuem fibras e vitaminas minerais.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis