Alimentação 06Abr

Comer Fora de Casa: Com Prazer e de Forma Saudável

Praticar uma alimentação saudável não significa sermos socialmente excluídos, mas sim que temos que ter atenção nas escolhas que fazemos e naquilo que comemos. Assim, podemos comer fora com prazer e de forma saudável.

Comer Fora de Casa de Forma Saudável

Antes de sair de casa coma algo, como uma gelatina sem açúcar, um chá e 2 fatias de fiambre de aves, um iogurte magro sem açúcar, ou outra coisa, de forma a não estar com demasiada fome e não cair facilmente em tentações.

Como entrada deverá pedir uma salada variada, como por exemplo de alface, rúcula, espinafres baby, pepino e alguns camarões cozidos ou queijo ralado. Deverá ainda pedir ao empregado para retirar o cesto do pão e as manteigas/paté.

Quanto ao prato principal deverá evitar as expressões “frito”, “gratinado” e optar por “cozido”, “grelhado” ou “ao vapor”; deve optar por carnes brancas e acompanhar com uma salada ou legumes cozidos ou salteados. Caso não haja nenhuma opção das referidas anteriormentes, deve dividir uma dose com outra pessoa e pedir uma dose extra de salada/legumes. A porção de arroz, massa, batata, entre outros farináceos, não deverá ultrapassar o tamanho da sua mão fechada.

A refeição deve ser consumida devagar e de forma pausada para que o seu cérebro tenha tempo (demora cerca de 20 minutos) de informar o estômago de que comeu o suficiente. Um truque é parar de comer quando estiver a metade da quantidade do seu prato e avaliar o seu grau de saciedade de 1 (fome) a 5 (enfartado) e parar quando estiver no grau 3 ou 4 (satisfeito).

Se ao terminar a refeição lhe apetecer um doce deverá preferir um chá de sabor frutado sem açúcar. Em última instância uma fruta ao natural ou 2 a 3 colheres de sobremesa de um doce (dividido com outra pessoa); a sobremesa com menos valor calórico é o leite creme ou 1 bola de gelado.

Comer fora de casa não deve ser encarado como uma falha na dieta, pois com uma boa preparação, motivação e determinação poderá desfrutar da sua refeição sem se sentir culpado. O importante é retomar e manter a sua alimentação habitual após algum excesso e praticar exercício físico.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis