Suplementos 24Ago

CLA: Ajuda (mesmo) a Perder Peso?


Existem sempre dúvidas no que diz respeito aos suplementos. Se queres queimar gordura e perder peso, o suplemento CLA já deve ter passado pela tua cabeça. Este artigo vai ajudar-te a tomar a tua decisão final ao dar-te a conhecer melhor o CLA e todos os seus benefícios.
 

CLA: Ajuda (mesmo) a Perder Peso?


O que é o CLA?

O CLA, ou Ácido Linoleico Conjugado, é um ácido gordo essencial que impede a acumulação de gordura e, por isso, auxilia na perda de peso de uma forma saudável. Pode parecer estranho o facto de um ácido gordo evitar a acumulação de gordura, mas assim também se explica o porquê do CLA ser chamado de "gordura que combate gordura".

O CLA encontra-se em baixa concentração no nosso organismo e o nosso corpo não tem capacidade de o produzir, pelo que só pode ser absorvido a partir dos alimentos e suplementos nutricionais. Quanto a alimentos, é podemos encontrar o CLA na carne, ovos e laticínios.

Contudo, para usufruir de todos os benefícios do CLA, a quantidade consumida através da dieta nem é sempre suficiente, então é neste ponto que podemos adicionar a suplementação com CLA.
 

Quais os Efeitos do CLA?

Os efeitos do CLA passam pela redução do peso e consequentemente do Índice de Massa Corporal (IMC). Ao nível da composição corporal, o CLA diminui a massa gorda e promove o aumento de massa muscular e portanto a diminuição da flacidez, contribuindo assim para uma perda de peso saudável.
 

Benefícios do CLA:

1. Ajuda (mesmo) a perder peso
O primeiro benefício (e a razão pela qual o CLA é um suplemento tão procurado) é a sua relação com a perda de peso. E perguntas tu: Mas é possível perder massa gorda ingerindo gordura? Sim, é! Sobretudo quando os ácidos gordos essenciais como o CLA são complementados com uma boa dieta e um plano de exercício. Consumir CLA ajuda a aumentar a perda de peso e a diminuir a massa gorda através de uma série de reações bioquímicas que atuam para aumentar a taxa metabólica basal. A taxa metabólica basal é a quantidade mínima de energia que o corpo precisa só para funcionar.

2. Crescimento muscular
Através do aumento da taxa metabólica basal, o CLA ajuda a diminuir a percentagem de massa gorda. Porém, isso pode não significar uma diminuição no peso. Isto acontece porque o CLA pode aumentar eficazmente o rácio de músculo/gordura. Isto é vantajoso por várias razões: um aumento da massa muscular não só significa que queimarás mais calorias para manteres a massa magra, mas também significa um físico muito mais tonificado.

3. Níveis de Colesterol e Glucose mais baixos
Para além da redução de massa gorda, o CLA ajuda também a reduzir a pressão sanguínea, a sensibilidade à insulina e os níveis sanguíneos de glicose, consequentemente reduzindo o risco de arteriosclerose e doenças cardiovasculares. Alguns estudos já revelaram ainda que o CLA pode causar uma redução significativa tanto no LDL como no colesterol total.

4. Apoia o Sistema Imunitário
Ingerir suplementos com CLA pode ajudar a melhorar o sistema imunitário e pode prevenir aquelas constipações comuns.
 

Quando tomar CLA e dose

Existem várias dosagens de CLA recomendadas, pelo que para reduzir a massa gorda a dosa diária recomendada de CLA fica entre 2 a 8 g. Os valores mínimos e máximos vão sempre variar com o peso e nível de atividade física, por isso a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda.
 

Em suma...

O CLA não é um suplemento milagroso. Consumir este suplemento não garante perda de peso. Mas, quando combinado com uma boa dieta e um plano de treino, o CLA pode atuar na redução da massa gorda e ao mesmo tempo suportar o crescimento muscular.


 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis