Alimentação 02Mai

Cheat Meal: a Refeição (Mais) Importante da Dieta

Cheat Meal ou a ‘refeição da asneira’ é uma refeição onde é permitido comer o que lhe apetece, sem se preocupar com a dieta e com a qualidade de alimentos ingerida.

Nesta altura pode comer desde pizza, a bolachas, fast food, beber álcool, tudo o que faça saciar os desejos reprimidos durante a dieta. Pode-se dizer que é uma espécie de recompensa para nos aliviar de uma dieta restrita.

Cheat Meal: A Importância de Fazer a 'Refeição da Asneira'

Apesar de parecer algo contraditório para quem está a fazer dieta, a cheat meal tem um papel muito importante para manter o metabolismo a funcionar corretamente.

Estudos comprovam que ao ingerir mais calorias, elas vão reativar o metabolismo e permitir resultados mais duradouros. O objectivo é estimular a leptina, uma hormona que desempenha um papel central na regulação da homeostade energética.

Assim quando comemos uma refeição calórica, a leptina sinaliza o cérebro para gastar essa energia excessiva, o que mantém o metabolismo a funcionar corretamente.

Ao contrario do que acontece quando estamos por muito tempo sem consumir muitas calorias, a produção de leptina é inibida e o nosso cérebro deteta que o corpo está em privação tornando metabolismo mais lento.
 
Sendo assim está à vontade para utilizar esta estratégia, mas não se esqueça que deve de ser apenas uma cheat meal por semana.

Cheat Meal: a Refeição (Mais) Importante da Dieta 

Dicas de como fazer uma cheat meal:

  • A cheat meal deve ser feita quando se está com uma alimentação restrita.
  • Deve fazer apenas 1 vez por semana.
  • 1 refeição no dia e não o dia inteiro.
  • Não devem de ser feitas lodo desde o início da dieta.
  • A refeição deve de ser rica em hidratos de carbono e energia (batata, massas, pão, frutas calóricas).
  • Idealmente deverá ser feita nas horas que precedem o treino.
  • Deve treinar no dia seguinte.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis