Suplementos 02Mai

Benefícios da Proteína Whey

Se a dieta se restringe a proteína magra, legumes, fibras e outros ingredientes de boa qualidade e, se mesmo assim não consegue ver os resultados desejados, a proteína de soro de leite poderá ajudar a alcançar melhores resultados, mas essa não é a única razão. Conheça os benefícios da Proteína Whey!

Benefícios da Proteína Whey

Sabia que o consumo de Proteína Whey não é exclusiva dos “gigantes” do ginásio? Aqui ficam os melhores motivos pelos quais deve tomar Whey Protein.

Perder Peso e Preservar Músculo

Um grupo do Minnesota nos EUA conduziu um estudo de 12 semanas, onde a ingestão calórica diária do sujeito foi reduzida em 500 calorias. A alguns participantes foi dada Whey Protein e a outros uma bebida isocalórica misturada. Os participantes que tomaram a Whey Protein perderam uma quantidade significativamente maior de gordura corporal (6,1% total) e obtiveram uma melhor preservação dos seus músculos.
Se o seu apetite lhe pede para trincar algo, coma uma barrita proteica!

Desenvolvimento do Músculo e Força

Investigadores da Universidade de Baylor em Waco, no Texas, fizeram 19 pessoas realizar o treino com pesos ao longo de um período de 10 semanas e deram a alguns deles 14 gramas de Proteína de soro de leite e caseína, juntamente com 6 gramas de aminoácidos livres, dando aos restantes 20 gramas de placebo. Aqueles que consumiram a proteína tiveram maior aumento da massa magra e força muscular.

A chave é seguir o exemplo do estudo e consumir proteína whey uma hora antes e/ou após os exercícios. Os péptidos existentes na proteína whey ajudam também a melhorar a capacidade de recuperação e a capacidade antioxidante do corpo, o que por sua vez ajuda a suportar as adaptações fisiológicas ao exercício. Quanto mais rápido for a recuperação dos treinos intensos, melhores irão ser os seus resultados e mais cedo poderá voltar a treinar.

Reduzir o Apetite

A Proteína Whey pode ajudá-lo a reduzir a fome e evitar o desenvolvimento de um corpo em forma de bola. Investigadores australianos colocaram 28 indivíduos obesos a consumir quatro bebidas diferentes. Aqueles que consumiram a bebida contendo 50 gramas de proteína de soro de leite reduziram os seus níveis de grelina ( uma hormona que diz ao seu cérebro que está com fome ), até quatro horas mais tarde. O suplemento hiper-proteico é composto por macronutrientes que proporcionam saciedade prolongada, isso porque a proteína extraída do soro do leite possui alto valor biológico e, ao ser ingerida, ajuda a evitar o consumo de outros alimentos possivelmente calóricos.

A Whey Protein aumenta também a sensibilidade à insulina, já que ajuda a estabilizar o teor de açúcar no sangue e a reduzir o índice glicémico dos hidratos de carbono, fazendo com que o açúcar seja absorvido de maneira gradual. Ajuda também na diminuição dos níveis de glucose sanguínea, dos níveis de saciedade, dos níveis de triglicerídeos, bem como na diminuição da gordura abdominal.

Lidar com o Stress

A serotonina, um químico que está presente no cérebro e está associado a uma melhoria do estado anímico, pode ajudar a reduzir o stress. Estudos realizados nos Países Baixos parecem ter encontrado uma alternativa muito melhor ao álcool para aqueles vulneráveis ao stress. Investigadores colocaram 58 indivíduos em stress experimental e descobriram que aqueles que consumiram proteína de soro de leite apresentaram menos sintomas de depressão e apresentavam um humor melhor do que aqueles que não o fizeram. Eles concluíram que houve mudanças nos níveis de serotonina no cérebro. O principal percursor da serotonina é o aminácido triptófano, que se encontra em grandes quantidades numa das proteínas do soro de leite (whey), a alfa-lactalbumina.

Os suplementos à base de proteína whey podem reduzir a tensão arterial de forma significativa, reduzindo assim também o risco de AVC's ou de problemas cardiovasculares.

Lutar contra o cancro

Vários estudos concluíram que a proteína de soro de leite pode ajudar na luta contra algumas formas comuns de cancro, incluindo do intestino.
Para os pacientes que estão na luta e são submetidos a tratamentos agressivos, como a quimioterapia e a radioterapia, muitas vezes têm dificuldade em satisfazer as suas necessidades nutricionais diárias devido a náuseas e falta de apetite e na maior parte dos casos isso leva à perda de peso, perda de massa muscular e desnutrição proteico-calórica. A Proteína Whey pode ser uma excelente escolha proteica e é muito fácil de digerir e muito suave para o sistema. No entanto, nunca se esqueça de efetuar exames regulares e consultar profissionais de saúde que o aconselhem de forma adequada  

Conclusão:

  • Os suplementos de proteína whey não são apenas úteis para os amantes da musculação e/ou desportos de força.
  • O soro de leite (whey) continua ainda a ser alvo de diversos estudos e testes, mas ao adquirir um suplemento de proteína whey, está a “comprar” todos os benefícios proporcionados pela ingestão da mesma.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis