Alimentação 01Jul

Benefícios do Chocolate: Como Escolher

Não consegues resistir ao chocolate? Algumas pessoas sofrem por não conseguirem resistir a este docinho, de forma a não descurarem na deita, mas sabias que este alimento tem inúmeros benefícios para a saúde? Um deles é ser um ótimo aliado na perda de peso. Conheces os benefícios do chocolate!
 
Sim, não viste mal. Está provado que o chocolate ajuda a emagrecer, se for comido em pequenas quantidades, mas para isso, é fundamental não cometer excessos. Praticar exercício físico regular e adotar uma alimentação saudável são os princípios básicos.
 

Benefícios do Chocolate: Como Escolher

O chocolate traz inúmeros benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de substâncias antioxidantes que protegem as células, mas como o chocolate também tem muitas calorias e gorduras é necessário não ultrapassar as quantidades recomendadas. Assim, deves comer apenas 1 quadradinho de chocolate preto por dia, principalmente após o pequeno almoço ou almoço.
Mas existem outros benefícios, tais como:
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • O cacau – presente no chocolate - é bastante rico em antioxidantes que são capazes de reduzir a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol às paredes dos vasos;
  • Por apresentar na sua composição antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, podem provocar danos celulares relacionados com o processo de envelhecimento;
  • Melhora o raciocínio - a cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral.
  • Fornece energia ao organismo porque é rico em calorias, mas existem diferentes tipos de chocolate que têm composições muito diferentes e, por isso, os seus benefícios para a saúde também são muito distintos.
Qual o chocolate mais saudável?
  • O Chocolate Branco não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.
  • O Chocolate de Leite - o chocolate mais comum - tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar. Uma barra de chocolate de leite contém apenas 30% de cacau, os restantes 70% são adições de açúcar, manteiga de cacau, leite, soro lácteo e aromas. Ao ingeri-la a pessoa está a consumir uma fonte de hidratos de carbono e gorduras, o que não é benéfico.
  • O Chocolate Preto é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura, ou seja o mais saudável. 
O chocolate preto é sem dúvida uma alternativa nutricionalmente mais interessante dado que contém elevada percentagem de cacau e baixa de hidratos de carbono e gordura. Ainda melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos devido à sua riqueza em antioxidantes, para além de dar sensação de bem-estar, pois ajuda a libertar o hormónio serotonina. Assim, sempre que lhe der vontade de comer chocolate, privilegie o chocolate preto.
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis