Alimentação 04Jul

Benefícios da Quinoa - Receita de Crakers Proteicas de Quinoa

Não sabes o que fazer de acompanhamento para as refeições? Farto de arroz, batatas e massa? Agora já existe uma nova solução: a quinoa. Conheces todos os benefícios deste alimento?

A quinoa é considerada um super alimento devido aos seus inúmeros nutrientes e proteínas, bem como a sua enorme fonte de energia. Este alimento possui todos os aminoácidos essenciais, sendo um alimento de alto valor.

É importante saber que as proteínas da quinoa têm um papel fundamental na formação dos músculos e na manutenção da nossa saúde, tendo na sua constituição aminoácidos essenciais que o nosso corpo não produz sozinho. Assim, deixamos-lhe algumas das razões e benefícios para consumir quinoa.
 

Benefícios da Quinoa

Protege os ossos

A quinoa possui altos valores de cálcio, cereais e trigo (centeio, cevada e feijão). Apesar de não conseguir substituir os alimentos lácteos, é importante não esquecer que comparativamente a outros cereais, a quinoa ganha e muito.


Rica em antioxidantes essenciais

Os antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento do nosso corpo, bem como da nossa saúde, que muitas vezes não dependem apenas de nós, podendo ser, por exemplo, devidos à poluição a que estamos expostos diariamente. A quinoa é rica em vitamina A, C e E que se demonstram como ajudantes essenciais destes efeitos e melhoramento dos mesmos.
 

Rica em fibra

A fibra deve fazer parte da nossa alimentação. É um micronutriente que nos deixa saciados durante mais tempo, fazendo com que não tenhamos fome logo após a refeição.
 

Ajuda a manter a linha

Para quem pretende ter uma alimentação saudável e equilibrada a quinoa é o ideal, pois graças à sua fonte de fibras, - que demora mais tempo a ser dissolvida no estômago que os hidratos de carbono - evita picos de fome súbita e saciam-na por mais tempo.
 

Fortalece o sistema imunológico

O zinco, outro nutriente abundante na quinoa, é extremamente importante para o fortalecimento do corpo, bem como para o seu restante funcionamento. Mais uma vez o teor de zinco neste alimento é superior do que em muitos outros cereais (8 mg por 100 g de grão). 
 

Não contém glúten

Por não conter glúten, a quinoa pode ser consumida por pessoas que possuem a doença celíaca, que pode substituir a farinha de trigo por este alimento, em receitas de bolos e sobremesas.   
 

Combate doenças

A quinoa é rica em ômega 3 e 6, ambas benéficas para o organismo, ajudando essencialmente nas doenças cardiovasculares. Estudos feitos compravam que após 30 dias da ingestão da quinoa em forma de barra cereal já é notável uma melhoria no nível do colesterol. Este alimento ajuda ainda no combate e redução da incidência do cancro.
 

Fortalece o cérebro

Graças as suas vitaminas C e F, a quinoa ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e manutenção muscular. Sendo por isso uma grande ajuda no bom funcionamento do cérebro, graças à sua fonte de vitaminas do complexo B. 



Queres exprimentar quinoa? Estas Crakers Proteicas de Quinoa, do Lemonaid são ideiais para snack e para os teus lanches. 

Crackers Proteicas de Quinoa

  • 1 chávena de flocos de quinoa;
  • 2 claras de ovo bio;
  • 1/2 colher de café de alho em pó;
  • 1/2 colher de café de sal marinho;
  • Pimenta preta do moinho, a gosto;
  • opcional: especiarias e ervas aromáticas preferidas!;
 Preparação:
  1. Pré-aquece o forno a 170ºc e prepara um tabuleiro de forno com papel vegetal.
  2. Numa taça, envolve muito bem todos os ingredientes com as mãos.
  3. Espalha a massa uniformemente no papel vegetal. Calca bem para que tenhas umas crackers mais fininhas. Com uma faca ou cortador de pizzas, marca rectângulos na massa.
  4. Leva ao forno até dourado, aproximadamente 25 minutos, pode ser mais ou menos consoante o forno.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis