Alimentação 31Mar

Alimentos que Aumentam o Rendimento Físico

Qualquer atleta em busca de sucesso desportivo procura estratégias nutricionais que otimizem o rendimento físico e retardem o aparecimento de sinais de fadiga. E a verdade é que há alimentos que aumentam o rendimento físico.

Aqui estão alguns alimentos que são essenciais para aumentar o seu rendimento físico.

Alimentos que Aumentam o Rendimento Físico

Café

A cafeína é uma das estratégias nutricionais mais eficazes no desempenho físico, pois aumenta a resistência muscular e dá energia. As recomendações apontam para 5-6 mg por kg de peso corporal. No entanto existem alguns efeitos secundários indesejáveis: alterações gastrointestinais, agitação e dificuldade de concentração. Doses mais baixas de 3 mg/kg peso parecem contribuir para os mesmos resultados em termos de rendimento na tarefa física, mas sem que sofra de efeitos secundários.

Exemplo: para um indivíduo com 70 kg, aconselham-se aproximadamente 200 mg de cafeína (2 expressos ou um café longo).Os efeitos desejados normalmente verificam-se após 40-80 minutos após a toma, por isso a ingestão do café deve ser monitorizada neste sentido.

Açúcar

Estão demonstrados benefícios de aumento de rendimento físico e de diminuição da sensação de esforço quando se coloca por aproximadamente 5 segundos, açúcares (glucose e frutose ou dextrinomaltose) na boca. Estudos apontam para um aumento de aproximadamente 3% na resposta física e na redução do tempo total com tomas de 6% de glucose ou maltodextrinas diluídas em 25 ml a cada 12,5% de exercício (em 1h a cada 7,5 minutos) e com um jejum de pelo menos 3h. Mas, atenção, esta abordagem só está aconselhada para exercícios de média duração (de aproximadamente 1h). Sempre que o exercício excede este tempo a ingestão de açúcares (bebida ou barra energética ou gel) deve ser monitorizada.

Água

Uma hidratação adequada melhora o rendimento físico e proporciona estabilidade cerebral.A ingestão de água deve fazer-se nas horas que antecedem o treino. Não consuma alimentos salgados na última refeição antes do exercício, pois aumentam a sensação de sede.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis