Alimentação 31Mar

Alimentos que Ajudam a Diminuir o Inchaço na Barriga

A causa mais comum para o inchaço é a retenção líquidos, provocada pela acumulação excessiva de água no organismo.
O inchaço também pode ser causado por flatulência, gerada pelo acúmulo de gases no corpo ou pela prisão de ventre. Mas há solução! Existem alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga.

Estes 18 alimentos são ricos em nutrientes que ajudam no correto funcionamento do sistema digestivo. Por isso, ajuste as suas refeições de modo a eliminar o desconforto da barriga inchada.

Alimentos que Ajudam a Diminuir o Inchaço na Barriga

Melancia

A melancia é um dos principais alimentos que ajudam a diminuir o inchaço na barriga. Ela possui cerca de 90% de água e é rica em vitaminas e minerais que auxiliam no equilíbrio do organismo

Água de Coco

A água de coco é livre de gorduras, possui baixo teor calórico e considerável valor nutricional. Rica em Magnésio, também contém potássio e cálcio, importantes para a saúde dos músculos e dos ossos. Além disso, ela é ainda diurética, reduzindo a retenção hídrica e o inchaço.

Folhas de Beterraba

A raiz contém nitrato, substância que diminui a pressão arterial. Já os talos e as folhas da beterraba são ricos em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, além de possuírem vitamina A, poderoso antioxidante que evita o envelhecimento precoce. Por conta das fibras, regula o intestino e colabora para o fortalecimento do sistema imunológico.

Rabanete

O rabanete tem poucas calorias e concentra muita água, promovendo uma hidratação eficiente do organismo. O seu sabor picante indica uma propriedade capaz de aumentar a secreção de bílis, favorecendo o trabalho do fígado. O rabanete é também uma boa fonte de vitamina C, antioxidante que protege as células e reforça a imunidade.

Chuchu

O chuchu é um alimento composto de muita água, que contribui para a hidratação e fornecimento de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. O cálcio controla o colesterol e a pressão.

Iogurte

O iogurte é um ótima fonte de cálcio, contém micro-organismos vivos (chamados de lactobacilos), responsáveis por inibir o desenvolvimento de bactérias patogénicas e, consequentemente, prevenir infecções gastrointestinais.

Soja

A soja ajuda a reduzir as ondas de calor típicas da menopausa, a controlar os sintomas da tensão pré-menstrual e até prevenir alguns tipos de tumores, como o da mama. Além disso, ela também possui uma boa quantidade de proteínas, ajuda a proteger o coração, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL).

Lentilhas

As lentilhas são uma leguminosa rica em fibras que ajudam o trânsito intestinal, previnem o cancro do cólon e inflamações no órgão e saciam o corpo. Além disso, o cálcio, fósforo e potássio também são encontrados no alimento, além de vitaminas do complexo B.

Alcachofra

A alcachofra ajuda a combater a diarreia, potencializa a cicatrização, afasta a prisão de ventre, controla o colesterol e a fome.

Abacate

O abacate possui um alto teor de gorduras boas, ácidos gráxos mono e poli-insaturados, que são mais conhecidos como ómega 3,6 e 9. Ele também é uma excelente fonte de potássio, vitamina A, além de apresentar uma vasta gama de outras vitaminas e minerais, muita água e fibras.

Melão

O melão é uma boa fonte de água, elimina a retenção de líquidos no organismo e, consequentemente, combate inchaços. O melão é rico em vitaminas A e em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fósforo e potássio. Além disso, ele é calmante, diurético e anticoagulante, regula o funcionamento intestinal e pode prevenir problemas hepáticos.

Grão-de-Bico

O grão-de-bico é rico em fibras, ferro, cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B. Além disso fornece triptofano, que é um aminoácido que participa da produção do neurotransmissor, favorecendo sensações de bem-estar e confiança.

Morango

O morango é rico em substâncias antioxidantes, que aumentam as defesas do organismo e favorecem o rejuvenescimento da pele. A fruta é rica em fibras solúveis, que auxiliam na redução do colesterol.

Nozes

As nozes apresentam grande quantidade de gordura poli-insaturada (“do bem”), cálcio e zinco. São ricas em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento, e magnésio, responsável por resguardar os ossos e evitar a fadiga. Também contém fibras, que regulam o intestino e colaboram para a eliminação do inchaço abdominal.

Banana

A banana, assim como a água de coco, é rica em potássio e auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo, uma das causas do inchaço.

Chá verde

O chá verde possui uma substância chamada de catequinas, fito nutriente que tem ação termogênica e antioxidante. A função termogênica aumenta o gasto calórico, enquanto que o antioxidante atua aumentando a oxidação das células de gordura. O chá acelera a atividade hepática (aumentando o metabolismo dos lipídios), ampliando o poder de destoxificação do organismo.

Limão

O limão possui um poder de alcalinizar o organismo e alguns compostos que estimulam a produção biliar (é a produção da bílis pelo fígado), estimulando o funcionamento hepático e, consequentemente, desintoxicando o corpo.

Linhaça

A linhaça é rico em antioxidante, que age na preveção da prisão de ventre por ser rica em fibras.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis