Alimentação 30Ago

Como voltar à Alimentação Saudável após as Férias?


Tens por hábito dizer 'adeus' à alimentação saudável durante as férias? Não te preocupes, não és o único! Durantes os dias de férias, é habitual ter excessos alimentares e esquecer o plano alimentar regular. No momento de voltar à rotina, deixamos-te dicas para voltar à alimentação saudável após as férias!

Durante as férias, estamos mais descontraídos em todos os sentidos. Preocupamo-nos menos com horários, tipo de comida que ingerimos, se bebemos muito ou pouco, se treinamos ou simplesmente relaxamos na toalha da praia.

No entanto, tudo o que é bom tem um fim e as férias não são exceção! Na hora de voltar às rotinas e depois de alguns excessos e quilos a mais, é importante saber voltar à alimentação saudável. É preciso reequilibrar a alimentação e fazer escolhas saudáveis.

Muitas vezes, a primeira atitude é cortar a eito na comida. O que está ERRADO! Saltar o pequeno almoço, almoçar uma salada sem um ponta de alimentos proteicos, uma fruta e uma sopa para o jantar são alguns dos exemplos mais comuns. Com esta quantidade calórica diária, é normal que se perca peso, principalmente na primeira semana. Porém é impossível manter esta alimentação durante muito mais tempo.

Por isso, a solução é alterar os hábitos alimentares.
 

Dicas para voltar à Alimentação Saudável após as Férias

  • Evita os refrigerantes - Opta por água, chá, ou café, que são soluções bem mais saudáveis. Uma vez por semana podes beber uma bebida 0%.
  • Evita as “comidas de tacho” - Este tipo de comida tem normalmente inúmeros alimentos em quantidades que não conseguimos controlar. Escolhe refeições onde os alimentos se encontram separados.
  • Inclui mais vegetais nas tuas refeições - Além de serem fortes fontes de vitaminas e minerais, contêm um grande poder de saciação.
  • Opta por fontes de gordura mais saudáveis - Existem algumas gorduras ou alimentos com gorduras trans que devemos eliminar da alimentação. Escolhe gorduras como o azeite, óleo de amêndoa, côco, abacate.
  • Prepara as tuas refeições e leva marmita para o trabalho - Tenta preparar todas as tuas refeições. Se ainda não chegaste ao ponto de prepará-las no dia anterior, prepara pelo menos alguns snacks para comer entre as refeições principais. Pensa também onde vais realizar as refeições principais, escolhendo comida saudável.
  • Pensa na alimentação como energia necessária - Vê a tua alimentação como algo que te transmite a energia necessária para funcionar durante o dia, e não como apenas prazer ou satisfação.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis