Alimentação 24Abr

Afinal, porque é que os alimentos têm muito açúcar?


Sabemos que o açúcar é prejudicial à saúde. Campanhas têm vindo a ser lançadas e há mais e mais discussão sobre o assunto. Se o próprio governo anda a alertar sobre os malefícios com campanhas a dar-nos canais abertos de televisão, porque é que é permitido pôr tanto açúcar nos alimentos? E qual é o interesse da indústria em pôr açúcar nos produtos, mesmo os que não são doces?

Sabemos que a causa número 1 é porque ele vicia e aumenta o consumo. Esta é fácil. Mas apresentamos aqui 4 outras razões para utilizar o açúcar na indústria:
 
1. O açúcar sobrepõe-se a todos os outros sabores. Nós somos capazes de comer praticamente qualquer coisa se tiver açúcar o suficiente porque o sabor doce consegue sobrepor-se ao azedo, ao amargo, ao salgado...Basta ver a aversão que muitos têm ao iogurte natural e basta acrescentar açúcar e ele fica maravilhoso.

2. O açúcar dá textura aos produtos. Seja para “inchar” bolos e pastelaria, para deixar as bolachas crocantes ou dar aquela viscosidade característica das gomas, essas texturas só são conseguidas através da química muito particular do açúcar. Por isso é tão difícil fazer receitas sem açúcar que fiquem com o mesmo aspeto que as outras. Muitos bolos que não crescem, muitas bolachas moles pelo caminho.

3. Principalmente, o açúcar conserva e aumenta o tempo de prateleira dos alimentos. E por isso é fundamental para as grandes empresas que distribuem para grandes distâncias e produzem em grande número. O açúcar reduz a atividade da água nos produtos, reduzindo assim o crescimento de bactérias no seu interior. Alguma vez já beberam um refrigerante estragado? Provavelmente sem gás, sim. Mas estragado, não. Nada sobrevive naquela garrafa. 

4. O açúcar aumenta a capacidade do alimento de reter água. Pensem no pão: quanto tempo demora para o pão da padaria ficar duro e seco? Um dia? Dois? Parece que escolhem esses a dedo para pôr na mesa dos restaurantes. E quanto tempo demora para aquele pãozinho de forma de supermercado ficar duro? Uma semana? Talvez mais? O açúcar é o segredo para ele permanecer sempre fofo, não é nenhum cuidado extra na preparação. Basta ler o rótulo. 


Alex Gomes Alex Gomes
Alex Gomes é luso-brasileiro e fundador do Blog Fora da Box, que conta agora com uma box de Crosstraining e também um canal do Youtube. Licenciado em Educação Física e Mestre em Ensino da Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto , tem ainda uma pós-graduação em Filosofia da Educação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É um dos únicos CrossFit Level 3 Trainers em Portugal e dá palestras sobre alimentação Paleo e sem açúcar.
Facebook



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis