Entrevista 03Abr

À Conversa com Patrícia // Ele Cozinha, Ela Lava

 
Patrícia nasceu no Norte, no entanto o destino trouxe-a em 2014 para Lisboa. Foi nesta altura que o seu estilo de vida mudou. Inscreveu-se num ginásio para perder peso e deixou de lado os fritos, os assados e os doces. Apesar de tudo, não se considera fundamentalista e não dispensa um bom pitéu! O Clube Fitness esteve à conversa com a autora do blog Ele Cozinha, Ela Lava!
 

À Conversa com Ele Cozinha, Ela Lava

Olá Patrícia. Podes contar-nos a tua história? Quem és e o que te motivou a criar o blog Ele Cozinha, Ela Lava
Há cerca de 2 anos quando iniciei este estilo de vida sentia falta de informação. Consegui descobrir muita informação, mas a um nível muito mais avançado e profissional, mas que, estava a começar como eu e precisava de insights não existia muita coisa. Resolvi criar o blogue para partilhar o meu percurso e motivar pessoas na mesma situação do que eu a mudar também. É um sítio um partilho o conhecimento adquirido, obriga-me a procurar informação e a ler bastante, e onde vou aprendendo todos os dias.

Como era a tua alimentação na infância e adolescência?
A minha alimentação era a “normal” dos portugueses, daí os níveis de obesidade de hoje em dia serem alarmantes. Comia muitos assados e fritos. Não dispensava uma boa chávena de leite com chocolate (ou chocolate com leite – porque metia mesmo muito chocolate). Comia um pacote de batatas fritas para lanche ou chocolate e estava feito. Pratiquei Taekwondo durante grande parte da minha juventude o que me ajudou bastante a controlar o peso.

Através do blog, conseguimos perceber que tens muitos cuidados com a alimentação. Quando surgiu a vontade de adotares um estilo de vida mais saudável e porquê?
Esta alteração deu-se ao mesmo tempo da mudança para Lisboa, o que foi há cerca de /- 2 anos. Após um ano a trabalhar em casa, os danos eram visíveis. Entrei logo para um ginásio para perder peso e comecei a interessar-me sobre este estilo de vida. Lisboa facilitou imenso esse processo, tinha tudo “à mão”, desde mercearias, mercados e ginásios. E a partir do momento em que me comecei a sentir bem fisicamente nunca mais parei. Procuro a cada dia melhorar a minha alimentação e estilo de vida e os resultados são visíveis!  
Atenção, gosto de me alimentar bem, mas não sou fundamentalista e não dispenso um bom pitéu!



Onde procuras inspiração para preparar as tuas receitas?
É tão fácil, é só abrir o instagram pela manhã para ser inundada de coisas boas e apetitosas.

O que mais gostas de comer ao pequeno-almoço?
Adoro comer panquecas ao pequeno-almoço ou então uma boa tapioca recheada com banana e manteiga de amendoim. Também gosto bastante de papas de aveia, naqueles dias mais frios é o que me apetece, mas nem sempre tenho disponibilidade para as fazer pela manhã.

Que alimentos consideras essenciais a ter na despensa?
Aveia, Claras de Ovo, Gelatina, Manteiga de Amendoim (ou de qualquer outro fruto seco), Bananas, Iogurte, Ovos, Atum e Batata Doce. Estes nunca podem faltar lá em casa! 



No teu instagram tens várias receitas de tapioca. Podes sugerir 1 opção de pequeno-almoço, almoço e jantar?
Para pequeno-almoço é quase certo ser Banana com Manteiga de Amendoim. Para almoço, um peitinho de frango desfiado com queijo e para o jantar, pasta de atum com queijo quark. 

Que eletrodomésticos consideras essenciais para preparar receitas saudáveis?
Uma boa frigideira anti-aderente e uma liquidificadora. Estes dois são essenciais. Tudo o resto ajuda, mas estes dois itens utilizo constantemente. 
 
E quanto a exercício físico? Quantas vezes práticas e como divides o teu treino?
Tento treinar quase todos os dias e descanso ao Domingo. Se sentir os músculos demasiado cansados não vou treinar, mas se me sentir bem vou sempre até ao ginásio, nem que seja fazer uma aula de Pilates.
Atualmente tenho dois treinos de força prescritos pelo PT, faço uma corrida longa ao fim-de-semana com o meu namorado, durante a semana faço ainda um treino de velocidade ou séries (corrida) e um treino de cardio. A meio da semana (quarta-feira), aproveito a aula de Pilates para descontrair um pouco, reforçar o core e trabalhar a mobilidade da coluna. Comparado com os restantes dias, até o considero um dia de “descanso”. 



Gostas de participar em aulas de grupos? Qual é a tua favorita e porquê?
Neste momento faço poucas aulas de grupo. No entanto as minhas preferidas são Body Attack, Spin e PowerJump (que infelizmente não existe no ginásio onde ando atualmente). 

No blog tens um artigo sobre a proteína vegetal. Qual é a tua favorita e porquê?
Neste momento a minha favorita é a Proteína de Ervilha sabor Baunilha da HSN Store. Tem um sabor bastante suave e dilui-se bastante bem ao contrário de algumas proteínas vegetais que já experimentei. Apesar de não ser intolerante à proteína do leite resolvi mudar para a proteína vegetal, pois o seu consumo não causa inchaço, devido à ausência de lactose e de glúten e ajuda a reduzir a gordura abdominal. Para além disso, como tenho pele oleosa, com tendência acnéica, a Whey não é a melhor opção, daí esta pequena mudança. 

No início deste ano criaste o canal com o mesmo nome do blog. O que te levou a entrares no mundo do youtube?
A criação do canal do youtube surgiu dos diversos pedidos que recebia no instagram e facebook. Muitas vezes a colocação da receita do blogue não é suficiente, as pessoas querem saber passo-a-passo e ver como a receita é feita. Daí ter surgido o canal “Ele Cozinha, Ela Lava”. O objetivo é todas as semanas partilhar um novo vídeo com uma das receitas do site. 
 



 

PUB

Sugestões Prozis