Entrevista 23Jan

À Conversa com Inês Direito // Direito por Linhas Tortas


Inês é adepta de um estilo de vida saudável e sempre procurou ser uma pessoa ativa. Já praticou natação, voleibol, surf, corrida e escalada. Atualmente, é apaixonada por treinos de musculação e cardio. O Clube Fitness esteve à conversa com Inês Direito do blog Direito por Linhas Tortas.
 
Inês sempre teve alguma preocupação com a alimentação e sempre procurou que fosse equilibrada. Apesar disso, só quando descobriu que era intolerante à lactose, é que ficou mais consciente das suas escolhas alimentares. No blog podes encontrar dicas, receitas e partilha de opiniões.
 

À Conversa com Direito por Linhas Tortas

 
O que te motivou a criar o blog “Direito por Linhas Tortas” e a adotares um estilo de vida saudável?
O blogue começou ainda antes de me dedicar ao desporto de uma forma tão regular. Por volta dos meus 15 anos tive um blog que depois encerrei. Sentia muitas saudades de fotografar e sobretudo de escrever e estas foram as principais razões que me levaram a criar um novo blogue já há mais de 2 anos. Em relação ao estilo de vida saudável sempre procurei ser uma pessoa ativa pois sempre gostei imenso de desporto. No entanto, durante a minha licenciatura não pratiquei exercício físico praticamente nenhum. As desculpas eram as normais: falta de tempo, falta de vontade, muitos estágios fora… Quando terminei o meu curso e comecei a trabalhar, decidi que tinha de fazer qualquer coisa por mim, pois sentia que estava bastante em baixo de forma. Inscrevi-me no ginásio e comecei a fazer sobretudo aulas de grupo e aos poucos alguma musculação. Entretanto descobri que era intolerante à lactose e a minha alimentação sofreu bastantes alterações durante esse processo. Foi a partir desse momento que abracei este estilo de vida a 100%, tentando sempre fazer as melhores escolhas para o meu corpo!
Com esta alteração começou também a crescer a paixão pela musculação, muito graças ao desafio que me foi lançado pela Personal Trainer Tatiana Costa, que consistia num mês de acompanhamento profissional a nível de treino e a nível nutricional. Em apenas um mês tive os resultados que tentava alcançar há já um ano e foi nesse momento que se deu o click. O que resultava comigo era realmente um treino de força! Treino desde então 4 a 5 vezes musculação por semana e não poderia estar mais contente com os resultados! Claro que as mudanças na minha alimentação também tiveram um grande peso neste processo.


 
Como era a tua alimentação antes de começares a treinar e a cuidar da tua alimentação?
Sempre tive alguma preocupação com a alimentação e sempre procurei que esta fosse equilibrada, mas sem grandes conhecimentos sobre o assunto a verdade é que acabava por comer muita coisa que não me fazia bem! Por exemplo, o meu pequeno-almoço e o meu lanche eram sempre uma tigela de leite com cereais daqueles mesmos muito açucarados.
 
Quais foram as mudanças mais drásticas que fizeste na tua alimentação? Qual o maior desafio?
Quando descobri que era intolerante à lactose o primeiro alimento a cortar da alimentação foi o leite! Na altura custou-me imenso pois era uma pessoa que adorava leite e bebia cerca de meio litro todos os dias! Depois fui experimentando as diversas bebidas vegetais no mercado e o palato foi-se habituando aos novos sabores. Tentei também cortar nos alimentos processados e açucarados, disse adeus aos cereais de pequeno-almoço e tornei-me consciente daquilo de que o organismo realmente necessita!


 
És adepta das frutas desidratadas. Na tua opinião é um snack indispensável? Porquê?
Gosto bastante desse tipo de snack pois é muito prático para levar para qualquer lado, é saudável e mata aquela vontade de algo doce e crocante!
 
Habitualmente, o que comes antes do treino? E depois do treino? 
Como costumo treinar logo de manhã a minha refeição pré-treino costuma ser o meu pequeno-almoço! Costumo variar bastante, mas há sempre elementos que estão presentes nomeadamente fruta, aveia, claras de ovo e ½ scoop de proteína! Depois do treino normalmente como uma fatia de um bolinho proteico de weetabix e banana cuja receita está no bogue.


 
Já vimos que gostas de praticar exercício físico. Praticas todo o tipo de desporto? O que mais gostas de fazer?
Como sempre fui fã de desporto posso dizer que já tive a sorte de experimentar muita coisa, entre elas, fiz natação de competição, joguei vólei, surf, corrida, escalada…. Atualmente, e por conveniência, faço mais treinos no ginásio, tanto musculação como cardio.
 
Quantas vezes por semana vais ao ginásio? Em que consiste o teu plano de treino?
Em média vou 5 a 6 vezes por semana. Faço 4 a 5 treinos de musculação complementados com treino cardio (corrida, remo, elíptica) e algumas aulas como por exemplo cycling ou body balance. Outra componente muito importante dos meus treinos são os alongamentos.
 
Participas em aulas de grupo? Quais são as tuas preferidas e porquê?
Como respondi anteriormente costumo fazer sobretudo cycling e bodybalance. Adoro as aulas de cycling pois são um treino cardio fantástico e são sempre muito animadas. As aulas de bodybalance são excelentes para relaxar, fazer algum treino de força e alongar!



Podes dar dicas aos nossos leitores para conseguir uma barriga tonificada? Que exercícios e cuidados devem ter?
Não há uma fórmula mágica para ter uma barriga ou umas pernas tonificadas! Até porque o tipo de treino que resulta com uma pessoa poderá não resultar com outra. No entanto, um treino equilibrado que contenha uma componente de musculação e de cardio será sempre uma escolha acertada. E não vale a pena fazer apenas e só treino abdominal pois assim não conseguirão os resultados que procuram! Até porque ao trabalharmos grandes grupos musculares como as pernas e as costas estamos a trabalhar também a zona abdominal e a queimar a gordurinha que se tende a acumular aí. A alimentação tem também um papel fundamental para se conseguirem atingir os objetivos – e no caso específico da barriga ainda é mais notório pois quando ingerimos alimentos aos quais não somos tão tolerantes ficamos com um maior volume nessa zona. É por isso muito importante descobrirmos o que não nos faz tão bem, ingerir muitas fibras e beber muita água!

Sabemos que utilizas muito o relógio de fitness. Consideras fundamental utilizar acessórios que façam essa medição?Fundamental, fundamental não será, a menos que se esteja a treinar para alguma prova ou se tenham algum problema a nível cardio-respiratório que precise de ser monitorizado. No entanto considero que é uma excelente ajuda para monitorizar o nível de esforço e também uma excelente motivação pois conseguimos ter sempre uma noção de como correu o nosso treino!
 



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1