Alimentação 16Mai

8 alimentos que evitam a retenção de líquidos


A retenção de líquidos traduz uma acumulação excessiva de água no organismo originando inchaço. No entanto, fazer boas escolhas na hora de comer pode evitar o mal-estar e a sensação de corpo inchado. 

Mas antes de passarmos aos alimentos é essencial entender o que origina a retenção de líquidos. Entre os principais causadores da retenção de líquidos estão o sódio e potássio. Estes dois minerais atuam a nível do equilíbrio hídrico do organismo e contribuem para controlar a pressão arterial, o ritmo cardíaco ou ainda para transportar nutrien­tes para as células e evitar que os líquidos excessivos fiquem retidos no organismo. O problema é que quando esses minerais estão em excesso, quebra-se o equilíbrio e potencia-se a retenção de líquidos.

A alimentação pode ser a solução para acabar com a retenção de líquidos. Conhece os 8 alimentos que vais querer incluir na tua alimentação e que te vão proporcionar o efeito pretendido. 


8 Alimentos que evitam a retenção de líquidos


Água

A água é o maior aliado para evitar a retenção de líquidos, pois estimula o funcionamento dos rins e ajuda a reduzir o inchaço.


Abacaxi

Esta fruta contém bromelina, uma enzima que facilita a digestão. Os seus níveis de potássio ajudam a estimular o funcionamento dos rins e ajuda a expulsar do organismo o sódio, evitando a retenção de líquidos.
 

Melancia

Não podia faltar na lista dos alimentos que evitam a retenção de líquidos! Rica em água (92%), a melancia ajuda a hidratar o corpo e a diminuir a sensação de inchaço. É também rica em antioxidantes e vitamina A e C.
 

Aipo

Rico em flavonoides e antioxidantes, o aipo apresenta poderes diuréticos. Uma excelente opção, para quem sofre de inchaço e pretende alcançar uma barriga lisa.
 

Pepino

Ajuda a regular os níveis de ácido úrico e contém uma grande quantidade de água e propriedades hidratantes e diuréticas.
 

Beterraba

Evita a retenção de líquidos, tem um alto teor em ferro que torna o seu consumo benéfico em casos de anemia e promove a saúde hepática. 
 

Brócolos

São uma das maiores fontes de vitaminas e fibras. Além de ajudar a controlar a retenção de líquidos, ajuda também a baixar os níveis de ácido úrico e é um dos grandes combatentes contra a celulite.
 

Kiwi

Rico em vitamina C, o kiwi ajuda a combater a retenção de líquidos e a sensação de inchaço. 


Vê também:



 

PUB

Sugestões Prozis