Saúde 09Ago

As 5 lesões mais comuns no desporto


Praticar desporto é saudável, melhora a saúde e a qualidade de vida. No entanto, o aparecimento de lesões faz parte. Conhece as 5 lesões mais comuns no desporto.
 

As 5 lesões mais comuns no desporto


1. Contusão

Contusão

Trata-se de um forte impacto que, geralmente, causa uma lesão nos tecidos moles (músculos, tendões, ligamentos ou nas articulações). A lesão aparece como uma equimose (sangramento que ocorre e penetra nos tecidos, ficando uma mancha roxa), acompanhada de dor e inchaço.
 

2. Tendinite

Tendinite

Trata-se de uma inflamação de um tendão que surge normalmente através do (LER - Lesão por Esforço Repetitivo) e representa uma das lesões mais comuns no desporto.

A causa da tendinite está relacionada com o excesso de repetições de um mesmo movimento. Esta condição afeta pessoas que despendem muito tempo a realizar a mesma tarefa, quer em trabalho, quer em lazer.
 

3. Rotura de ligamentos 

Rotura de ligamentos

Trata-se de uma lesão que ocorre quando os ligamentos que suportam uma articulação são subitamente esticados ou rasgados. Normalmente, afeta as articulações dos membros inferiores, como os tornozelos, joelhos ou os dedos dos pés. Alongamento excessivo ou rotura de fibras musculares estão entre as várias causas desta lesão.


4. Estiramento e roturas musculares

Estiramento e roturas musculares

O estiramento muscular é uma das lesões mais comuns no desporto, especialmente para os praticantes de corrida. Resulta de um esforço excessivo das fibras musculares para além dos limites normais, decorrente de ciclos intensos de contração e relaxamento do músculo envolvido. 


5. Lombalgia

Lombalgia

A lombalgia é uma dor na região lombar da coluna, que pode traduzir a presença de diversas patologias. É uma lesão que a maioria dos praticantes de desporto já sentiu. Algumas causas estão relacionadas com o levantamento incorreto dos pesos durante o treino ou até mesmo por dormir numa má posição.
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis