Alimentação 11Mai

10 Motivos para Comer Brócolos

Na verdade não não há ninguém que olhe para um prato com brócolos e diga: "Hmmm... Que delicia, era mesmo isto que me apetecia".
Mas a sua influência é tal no nosso organismo que podemos mesmo dizer que os brócolos funcionam como uma espécie de escudo para a saúde. E o mais importante é que 100 g só têm 35 calorias. Conheça agora as principais vantagens no consumo deste vegetal.

10 Motivos para Comer Brócolos

1. São anti-cancerígenos

"Os brócolos são ricos em glicorafanina, uma substância que no nosso organismo é convertida em sulforafano". Acredita-se que o sulforatano, que é um fitoquímico, atua nas células estaminais —um tipo de célula que permite a renovação dos tecidos danificados e a substituição daqueles que morrem. Tudo isto significa que "os brócolos ajudam a reduzir a proliferação das células cancerígenas, potenciando também a ação citotóxica dos agentes quimioterapêuticos".

2. São ricos em vitamina C

Ainda que "em quantidade mais modesta", os brócolos também apresentam o efeito antioxidante da vitamina C.

3. São um anti-histamínico

Se passa muito mal com alergias, então reforce as doses de brócolos. Eles "ajudam a reduzir as crises alérgicas. São um preventivo ativo devido à presença de kaempferol", um flavanóide natural.

4. Fazem bem aos ossos

O cálcio também está presente em "vegetais de folha verde escura com valores iguais ou superiores aos do leite, que tem entre 114 miligramas por 100 gramas. "O consumo regular destes alimentos pode substituir perfeitamente os lacticínios no aporte diário de cálcio”.

5. Ajudam a prevenir a artrite?

Os brócolos são ricos em sulforafano, um fitoquímico, que "não é apenas importante como anti-cancerígeno, já que ajuda também a bloquear a enzima responsável pela destruição cartilagínea típica em casos de osteoartrite”.

6. São bons para a saúde dos olhos

"Os brócolos são ricos em Vitamina A, percusor do retinal, que é uma molécula que absorve a luz e é a base química da nossa visão”.
Contêm também luteína ou lipocromo, um carotenóide que ajuda a prevenir a degeneração ocular" e contribuiu para melhorar a visão.  

7. Ajudam a prevenir doenças cardíacas

O carotenóide, vitamina B6 e folato são nutrientes presentes nos brócolos "importantes na redução do risco de ataque cardíaco e enfarte”.

8. São benéficos para mulheres grávidas

"Sendo ricos em folato [vitamina B9], os brócolos são um alimento importante durante a gestação de um bebé, visto que este nutriente intervém diretamente na formação do sistema nervoso e da medula óssea do feto”.

9. São essenciais para o ganho de massa muscular

Se o seu objetivo é fazer o músculo crescer, então reforce a dose dos brócolos. ??Estes ajudam na recuperação das fibras musculares e na contração muscular. Assim como repara o DNA.

10. Têm poucas calorias

Em cem gramas de brócolos estão presentes, apenas 35 calorias. Ou seja, pode abusar neste vegetal, à vontade.



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis