Alimentação 19Jul

10 Alimentos Ricos em Gordura Saudável


Se estás a tentar perder peso, podes pensar que a restrição no consumo de alimentos ricos em gordura é o primeiro passo para uma dieta eficaz e saudável, mas não é verdade! Na realidade, não deves abusar nos alimentos ricos em gordura, mas este tipo de alimentos fornecem energia e proteínas que muitos outros não conseguem fornecer. Assim, é importante saber que para ter uma dieta saudável deve-se incluir de tudo um pouco na alimentação, desde que seja de forma equilibrada e saudável.

O importante é saber que existem alimentos que contêm gorduras saudáveis, ou seja, existem as que ajudam no regulamento da alimentação, como o peixe e a fruta seca, mas pelo contrário, existem as gorduras que se deve eliminar, como as batatas fritas ou carnes vermelhas que prejudicam a saúde e podem ser responsáveis por algumas doenças. Para te ajudarmos, apresentamos-te os 10 alimentos ricos em gordura saudável, que se apresentam como as melhores fontes de energia e proteína.
 

10 Alimentos Ricos em Gordura Saudável


Abacate

O abacate apresenta-se como um alimento rico em gordura, fornecendo hidratos de carbono e fibra alimentar. É também rico em algumas vitaminas como a A, C, K e E, para além dos seus minerais como o cálcio e o ferro.
 

Óleo de coco

Contém ácidos gordos que ajudam na fácil manutenção do corpo, sendo que possui um alto teor de gordura saturada.
No entanto, o óleo de coco tem alguns benefícios, sendo um deles a sua possível utilização na cozinha, devido à sua capacidade na manutenção das suas características quando sujeito a altas temperaturas.
 

Azeite

Este alimento é muito consumido nas dietas mediterrânicas, sendo conhecido por ser um dos responsáveis pela longevidade e combatente nas doenças cardíacas.
O azeite pode ser utilizado para diversas situações: na culinária, como cosmético ou até na prevenção de algumas doenças.
 

Nozes

A noz é uma grande fonte de nutrientes. É rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, proteínas, fibras, cobre, cálcio e magnésio, sendo que tem uma quantidade considerável de ómega 3 (gordura saudável).
Apesar da gordura ser considerada saudável, é importante ter atenção à quantidade de nozes consumidas, pois este alimento é altamente calórico.
 

Salmão

Todos nós conhecemos o salmão por ser um alimento rico em ómega 3, que é conhecida por ser uma gordura saudável. Este alimento é extremamente saudável e benéfico para a saúde, por isso deve fazer parte da alimentação. Este alimento fortalece o sistema imunitário, ajuda na prevenção da insuficiência renal, ajuda no combate do envelhecimento precoce, e ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso.


Coco

Uma vez que falámos do óleo de coco, é importante saber que o seu fruto de origem é sem dúvida uma fonte de vitaminas, minerais e nutrientes. A maior vantagem deste alimento é que pode ser consumida de diversas formas, sendo que cada uma delas traz os seus benefícios.


Castanha do Pará

A castanha do Pará é altamente nutritiva, proporcionando diversos benefícios para a saúde. Ajuda na prevenção e tratamento de algumas doenças, no entanto, tal como a noz, este fruto possui um alto valor calórico, devendo por isso ser consumido com alguma moderação. Este alimento ajuda na proteção do coração, no crescimento muscular, ajuda a emagrecer e a manter uma dieta saudável.


Sardinha

A sardinha é um alimento altamente nutritivo e rico em vitaminas B12 e D, sendo também uma fonte de selénio, cálcio, proteínas, fósforo e ómega 3.
A sardinha ajuda no combate às doenças cardiovasculares, sendo que graças à sua fonte de cálcio, ajuda na construção dos ossos e na sua manutenção.
 

Sementes de linhaça

As sementes de linhaça ajudam na defesa do organismo e retardamento do envelhecimento precoce das células, são ricas em ómega 3, sendo que o seu uso proporciona a melhor manutenção da saúde e qualidade de vida.  
 

Sementes de girassol 

As sementes de girassol saciam a fome, e é um dos melhores alimentos para perder peso. É aconselhável consumir 30 gramas destas sementes diariamente. Ganha pelo seu custo baixo e versatilidade na cozinha. 
 



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis