Cardio 18Jan

Treino Cardiovascular para Idosos


Com o passar dos anos, o corpo começa a perder força. E para prevenir doenças e manter a saúde saudável, o treino cardiovascular para idosos é essencial e uma excelente opção para mexer o corpo!

A função dos exercícios cardiovasculares é fortalecer os músculos que compõem esse sistema, além de queimar gordura. Na terceira idade, a gordura localizada torna-se um risco ainda maior para a saúde. 

São chamados exercícios cardiovasculares aqueles que aumentam a sua frequência cardíaca e exigem uma quantidade maior de energia do corpo. Essas atividades são aquelas que ativam o metabolismo e fazem com que o corpo gaste mais gordura e mais energia para funcionar. Normalmente, esses exercícios exigem muita movimentação corporal e são uma excelente opção na terceira idade.
 

Treino Cardiovascular para Idosos

 

Natação



A natação, além de ser um exercício aeróbico intenso ainda é um reforço muscular potente. A força das pernas e braços para vencer a resistência da água ajuda a tonificar os músculos. Afinal, são os músculos que sustentam os ossos e os orgãos.
 
Além disso, é também uma das atividades cardiovasculares que menos causa impacto nas articulações, o que é muito importante para os idosos. Na terceira idade, os ossos e os nervos já não suportam muito esforço. Exercícios de alto impacto podem romper tendões, ligamentos e cartilagens. Estruturas que, nessa idade, são de difícil recuperação.
 

Bicicleta



Pedalar é uma das melhores atividades físicas para idosos. O exercício, além de queimar altos índices de gordura, ainda ajuda a fortalecer os músculos das pernas e da panturrilha, muito importantes para a circulação. 
 
Andar de bicicleta também ajuda no treino do equilíbrio. É normal que o equilíbrio do corpo já não seja tão bom em idade avançada e conquistar essa capacidade é muito importante.


Caminhada



As caminhadas são os exercícios cardiovasculares mais fáceis de ser incorporados à rotina. Ao caminhar é possível adaptar diversos estímulos sem perder o ritmo, o que trabalha a coordenação. Cardiologistas indicam caminhadas de 20 minutos a 1 hora por dia.
 
Recomendações para a realização do exercício:
  • Realizar exercício apenas quando houver bem-estar físico;
  • Usar roupas e sapatos adequados;
  • Alimentacao até 2 horas antes;
  • Respeitar os limites pessoais e informar quaisquer sintomas;
  • Ajustar os exercícios à temperatura;
  • Iniciar a atividade física lenta e gradativamente para permitir adaptação;
  • Reduzir o ritmo em atividades mais intensas. 
No entanto, antes de começar qualquer atividade física, é fundamental consultar o médico.
 
 
 



 

PUB

Sugestões Prozis