Treino 08Nov

Qual a melhor altura do dia para ir ao ginásio?


Normalmente, temos tendência em ir ao ginásio consoante a nossa disponibilidade e o nosso horário. Mas, tirando esses fatores, pode ser interessante saber qual é a melhor altura para treinar e obter os melhores resultados. Será de manhã, à tarde ou à noite? Aqui fica um guia para decidires qual a hora do dia que é mais indicada para ti!
 

Qual a melhor altura do dia para ir ao ginásio?


Treinar de manhã


Vantagens
 
  • Tens mais energia durante o dia. O facto de acordares cedo e começares o dia a fazer exercício físico leva a uma produção maior de endorfinas e outras substâncias que elevam o humor e a disposição.
     
  • Descansas melhor à noite. Um estudo realizado pela Universidade Estatal de Appalachian, nos Estados Unidos, revela que praticar exercício de manhã faz com que durmas mais horas e que os teus ciclos de sono sejam mais benéficos.
     
  • É mais fácil manter uma rotina. O fato de acordares cedo para fazer desporto ajuda a criar hábitos de exercício físico regular. 

Desvantagens
 
  • Acordar cedo. É necessário uma grande dose de disciplina para conjugar horários. Para quem não está habituado a acordar cedo, isto pode levar a que não haja muito empenho e que as pessoas fiquem mais sonolentas durante o dia.
     
  • O aquecimento tem que ser maior. É essencial que o aquecimento seja mais intenso devido ao fato das articulações e músculos não estarem tão flexíveis como aconteceria da parte da tarde. 
     

 

Treinar à tarde


Vantagens
 
  • É a melhor altura para perder peso. Além de estimular a queima de calorias, é a altura do dia em que temos mais energia e, por isso, conseguimos um melhor desempenho.  
     
  • O corpo está melhor preparado durante a tarde. As articulações e os músculos estão mais flexíveis da parte da tarde, levando a que haja menor risco de lesões. 
     
  • Ajuda a prevenir doenças. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que treinar à tarde é benéfico para o ciclo cartesiano, ajudando a prevenir doenças como diabetes, cancro ou depressões, associadas a pessoas com ciclos mal sincronizados.
 
Desvantagens
 
  • Há mais probabilidades de faltares ao ginásio. Especialmente o fim da tarde em que estamos exaustos depois do dia de trabalho.
     
  • Ginásio cheio. O período da tarde é, provavelmente, o horário em que vais encontrar mais pessoas no ginásio, o que pode deixar-te mais limitado em termos de exercícios, pois as máquinas estão ocupadas e as vagas para as aulas de grupo acabam depressa.

Treinar à tarde

 
Treinar à noite


Vantagens
 
  • Não precisas de enfrentar o ginásio cheio de gente. Seja pela casa de banho e o duche cheios, pelo fato da máquina que queres usar não estar disponível, a verdade é que é à noite que existe uma maior probabilidade de teres poucas pessoas a treinar.
     
  • Consegues treinar de forma mais intensa e por mais tempo. O facto de não teres nenhum compromisso a seguir ao ginásio, leva a que tenhas mais tempo para fazer desporto e possas fazer um treino mais intenso. Ou seja, mais tempo de aquecimento, mais alongamentos no final e intervalos mais longos de descanso entre conjuntos de exercícios.
     
  • É uma boa forma de libertar energia. Depois de um dia de loucos, não há coisa melhor do que libertar todas as frustrações e stress acumulado numa boa sessão de exercício.
     
  • O Personal Trainer está mais disponível. Por mais que aches que já sabes fazer os exercícios corretamente, a verdade é que pode surgir alguma dúvida e precisarás da ajuda do PT do ginásio. Como à noite, geralmente, existe um menor número de pessoas, ele poderá dedicar-te mais tempo para te orientar.

Desvantagens
 
  • Podes ter mais dificuldade em adormecer. Se praticares desporto até muito tarde – entre duas a três horas antes de ires dormir – isso pode afetar a qualidade do teu sono, dependendo da intensidade do treino. Uma sessão de yoga ou alongamentos podem ser uma boa forma de relaxar após um dia de trabalho e dormir mais descansado. 
     
  • O cansaço das atividades diárias pode afetar o treino. Depois de um longo dia de trabalho, a energia e a motivação já não são as mesmas e isso pode afetar o teu desempenho no treino.  
     
Treinar à noite



Partilha este artigo:

 

PUB

Sugestões Prozis