Bem-Estar 29Nov

Os 6 princípios do método Pilates

 
O método deixado por Joseph Pilates é sem dúvida um treino fantástico quando realizado de forma consciente e harmoniosa.
 
Quem pratica Pilates, verifica uma maior consciência a nível corporal e postural. Este método preconiza uma melhor força muscular e flexibilidade. Reduz também o stress do dia a dia, aliando o trabalho respiratório aquando a execução dos exercícios. No entanto, para uma boa prática é necessário ter em conta seis princípios fundamentais do método que Joseph Pilates nos deixou, sendo eles, a Respiração, o Controle, a Concentração, a Centralização, a Fluidez de Movimento e a Precisão.  Vamos, então, desmistificar de seguida cada um destes princípios.


Os 6 princípios do método Pilates


1. A Respiração é o princípio fundamental para que os exercícios sejam realizados correctamente. O uso adequado do Diafragma originará uma boa técnica. A respiração deve ser realizada através do nariz, exalando fortemente através da boca para que se esvazie o máximo ar possível dos pulmões.

2. O Controle, prevê que aquando toda a execução dos movimentos, sejam tidos a mente e o físico como se de um todo se tratasse.

3. A Concentração, está aliada ao pensamento, desta forma, todo o movimento tem de ser aperfeiçoado em concordância do cérebro com o corpo.

4. A Centralização, com nomenclatura no método Pilates de “Power House” é o centro do corpo. Todo e qualquer exercício tem início no centro do corpo. Toda a parede abdominal é recrutada (músculos superficiais e profundos), parte inferior das costas (quadrado lombar, glúteos, posteriores das coxas e extensores da coluna).

5. A Fluidez de Movimento, alia os exercícios aprendidos com as transições que fazem o mesmo acontecer de uma forma espontânea e natural.

6. A Precisão, está directamente relacionada com o rigor da execução dos exercícios.

Em suma, para que uma sessão de Pilates tenha o seu real efeito, estes seis princípios terão de estar presentes na mesma. São estes princípios que nos ajudam a compreender melhor o método deixado por Joseph Pilates, e com certeza beneficiar do mesmo para a nossa saúde e bem- estar.
 
Ana Luísa PT Rodolfo Mata
O Rodolfo é Técnico Especialista em Exercício Físico e instrutor em várias aulas de grupo, como Indoor Cycling, Pilates, Localizada, Hiit, TRX, Abdominais, Alongamento e Postura.
Além disso, faz treinos personalizados ao domicílio e outdoor e conta com o serviço de coaching online de forma a ajudar os seus alunos a obter os seus objetivos (gerais e ou específicos) com Segurança, Rapidez e Eficácia.
Facebook
 



 

PUB

Sugestões Prozis