Suplementos 15Set

O que é o magnésio e quais os seus benefícios?


O magnésio é um mineral essencial para o desenvolvimento saudável do corpo. Contudo, como todos os minerais, o magnésio não pode ser produzido no corpo, pelo que tem de ser consumido por via da alimentação ou de suplementos.
 

O que é o magnésio e quais os seus benefícios?


O que é?

O magnésio é, normalmente, um importante e abundante mineral no nosso corpo. É encontrado em mais de 300 enzimas diferentes no corpo, que são responsáveis por muitas funções. Dentro do nosso corpo, 65% encontra-se nos ossos, 25% nos músculos e os restantes 10% distribuídos por outras células e líquidos corporais.


 

Benefícios


Reduz o risco de ataque cardíaco
O magnésio é um mineral essencial para o sistema cardiovascular. Mantém a regularidade dos batimentos cardíacos, protege o coração do stress muscular e ajuda a controlar a pressão arterial. 

Fortalece os ossos
O magnésio ajuda na regulação dos níveis de cálcio no corpo, juntamente com a vitamina D, cobre e zinco. Além disso, previne o aparecimento de osteoporose.
 
Combate a diabetes 
Vários estudos recentes mostram que quanto menor é o consumo de magnésio, mais elevado é o risco de desenvolver diabetes. Além disso, mostrou que a suplementação de magnésio melhorou a ação da insulina e consequentemente trouxe um melhor controlo do quadro.
 
Previne problemas de saúde mental e nervosa
Vários problemas como a ansiedade, o stress, ataques de pânico ou de agitação excessiva, são evitados ou aliviados por quem obtém as necessidades diárias de magnésio. Além disso, este mineral é reconhecido por aliviar a intensidade das dores de cabeça e das enxaquecas, bem como por reduzir a sua frequência.
 
Ajuda a dormir melhor
O magnésio regula a produção de melatonina, uma hormona importante para uma noite de sono mais longa e de melhor qualidade.
 
Ajuda a emagrecer
A absorção dos nutrientes necessários, através da ativação de enzimas para que serve o magnésio, ajuda a que o corpo tenha uma sensação de saciedade mais intensa e duradoura, colaborando significativamente para a perda de peso.
 
Melhora a perfomance desportiva
O magnésio é importante para a síntese de ATP, a molécula utilizada pelo corpo como fonte de energia. Dessa forma, pessoas com baixos níveis de magnésio no corpo têm menos energia, o que é especialmente importante para a prática de atividade física. 
 
Essencial para uma gravidez saudável
O magnésio é um dos elementos essenciais durante a gravidez, pois reduz o risco de osteoporose e melhora os níveis de tolerância à dor, o que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.
 

Alimentos ricos em magnésio

  • Legumes de folha verde (espinafres, feijão verde, couve galega, nabos, aipo);
  • Pepino;
  • Peixe (principalmente o linguado);
  • Tomate;
  • Farinha de trigo e de milho;
  • Laticínios;
  • Chocolate;
  • Amêndoas, avelã, caju, amendoim; 
  • Sementes de abóbora e girassol. 

alimentos ricos em magnésio


Qual é a dose diária recomendada? 

A dose recomendada de magnésio está entre os 400 a 420mg em homens e 310-320mg em mulheres.



 

PUB

Sugestões Prozis