Alimentação 13Dez

Como não engordar (muito) nos jantares de natal?


Dezembro é a altura do ano em que se acumulam os jantares de natal. É o da família, dos amigos e da empresa, a verdade é que é uma época particularmente propícia a excessos alimentares. Mas nada como saber como manter o foco na dieta e sobreviver às gulodices desta época!

Como não engordar (muito) nos jantares de natal?


1. Verificar o que há no menu

Uma das melhores maneiras de garantir escolhas saudáveis ao comer fora é verificar o menu antes de lá chegares, seja online ou pessoalmente. Isso significa que podes escolher a tua refeição sem que os outros te influenciem. 
 

2. Não ir para o jantar com fome

Chegares ao restaurante com fome é um passaporte para o caos. Vais acabar por atacar logo os aperitivos mesmo antes da refeição em si ter começado. Podes comer um creme de legumes ou uma salada, de forma a ajudar a manter a saciedade presente até ao jantar/almoço.


3. Evitar os petiscos e aperitivos

Sabemos que é díficil resistir ao pão com manteiga, aos salgados, aos queijos e aos patés. Opta por entradas mais saudáveis, como o queijo fresco, azeitonas ou camarão cozido. 
 

4. Adaptar os pratos

Não tenhas medo de pedir ao restaurante para adaptar pratos. Normalmente, não é um problema substituir as batatas fritas por salada ou legumes, por exemplo.
 

5. Abusar dos legumes e verduras

Ocupa cerca de metade do prato com estes alimentos. Desta forma, comerás menos do alimento principal do prato que, normalmente, é mais calórico. Além disso, ter uma boa dose de vegetais no prato adicionará vitaminas, minerais e fibras à refeição.
 

6. Não repetir o prato

Todos nós já repetimos um prato só porque nos estava a saber bem e não porque tinhamos fome. É um facto, mas pode influenciar o peso. Comer com moderação é uma forma de não engordar nos jantares de Natal.


7. Dividir a sobremesa

A tentação da sobremesa está garantida, mas para não ingerires um grande valor calórico, divide. Acredita que vai fazer diferença!


8. Comer e mastigar devagar

Aproveita o jantar para aplicar uma das regras básicas da alimentação saudável. Comer devagar. Mastiga cada alimento cerca de 40 vezes. É o tempo necessário para o cérebro perceber que já estás saciada.
 

9. Ter cuidado com as bebidas alcoólicas

Sabemos que o jantar de Natal é um momento para conviver e descontrair, mas não vamos exagerar. O álcool por vezes é de onde vem a maioria das calorias de um jantar. Opta pela água, o vinho e o champanhe. A graduação de álcool é menor nestas bebidas e, por isso, o ganho calórico é menor.

 
9. Aproveitar o momento

O Natal é um momento para estar descontraído, feliz, bem-disposto com as pesssoas que te rodeiam e sem sentimentos de culpa. Segue os truques anteriores e verás que chegarás a 2019 com o mesmo peso!


Vê também:



 

PUB

Sugestões Prozis