Entrevista 05Dez

À Conversa com o PT Álvaro Anjos


Queres mudar o teu estilo de vida? Tudo é possível com o apoio profissional certo! Álvaro Anjos é Personal Trainer e o seu objetivo é devolver às pessoas um estado global de saúde. Na sua infância praticou futebol, atletismo e bicross, no entanto, considera o brincar na rua a modalidade mais completa do mundo. O Clube Fitness esteve à conversa com o PT Álvaro Anjos.

A par do exercício físico, Álvaro também tem muitos cuidados com a sua alimentação. As suas refeições resumem-se a legumes, fruta, gorduras saudáveis, peixe, ovos, carne, tubérculos, água e sementes. Sempre confecionado no forno, cozido ou a vapor. Podes encontrar algumas dicas e receitas no seu site.


À Conversa com Álvaro Anjos 

Como nasceu a tua ligação com o desporto? Na infância e adolescência praticavas exercício físico? Fala-nos um pouco de ti.
Antes de mais quero agradecer a oportunidade de puder contar um pouco da minha história, assim como da minha paixão por esta área. Na minha infância pratiquei futebol como quase todos os meninos, pratiquei também atletismo mas o que para mim foi a modalidade mais importante foi o facto de puder brincar na rua. Isto sim foi e é a melhor e possivelmente a mais completa modalidade do mundo. Na minha adolescência, por ser um rapaz muito magro, relativamente alto mas muito esguio, a vida na escola nem sempre foi fácil o que automaticamente criou ali uma necessidade. Pois é, uma necessidade de me defender. Comecei por treinar em casa e fazia alguns exercícios estilo karaté, digo estilo porque aquilo era só para me dar alguma segurança aparente claro, na prática não tinha resultado algum, mas pronto acho que no momento era do que eu precisava. Logo percebi que, o que eu precisava mesmo era de ganhar mais corpo, mais músculos. Foi então que comecei a fazer um treino mais virado para ganhar alguma estrutura, mais corpo digamos e isto em primeira instância na rua e só posteriormente num ginásio muito pequenino na altura. Nesta altura surge também o bicross.
 
Há quanto tempo és Personal Trainer? O que te motivou a seguir esta área?
Trabalho como Treinador Pessoal à dez anos sensivelmente, começou a ser cada vez mais notório na minha ótica fazer a diferença perante as pessoas. Consequentemente aumentei a formação e dei inicio à grande reviravolta.



Quais as vantagens de ser acompanhado por um Personal Trainer?
Bem eu pessoalmente acho que todos deviam começar por ter um Personal Trainer quando iniciam a jornada num ginásio. Existe uma série de movimentos e posturas que o praticante deve aprender a dominar e no modelo atual direcionado para as massas fica tudo muito mais condicionado. A segurança que colocamos nos treinos que prescrevemos, a individualidade na prescrição pois se somos todos diferentes como podemos ter planos de exercício igual. Depois existe uma paleta de benefícios como a motivação ao segundo, o compromisso e a dedicação.
 
Fala-nos um pouco do teu percurso profissional. Quais foram as etapas mais marcantes?

Eu comecei a trabalhar como instrutor de sala no início dos anos 90, num ginásio relativamente pequeno comparado com o que temos atualmente. Daqueles em que praticamente sabemos o nome de todos os utentes. Após essa passagem extremamente feliz e enriquecedora por um ginásio tido como “familiar” vem então uma nova etapa, um convite para pertencer à equipa inicial de um novo Health Club. Foi um compromisso que durou dez anos e que muito me marcou como pessoa e como profissional, tal era a diversidade de utentes, onde estive na coordenação de sala assim como na coordenação do treino personalizado que até essa altura ainda não existia.
 
O que podemos encontrar no Estúdio Álvaro Anjos?
Aquilo que todos os utentes que nos procuram vão encontrar em primeiro lugar é a multidisciplinariedade. Como estamos muito focados na saúde do praticante, reunimos várias valências e não nos focamos apenas no exercício. O nosso conceito de saúde é muito mais abrangente. Queremos devolver às pessoas um estado global de saúde. O nosso espaço tem Personal Trainers, Psicólogos, Terapeuta da Fala, Osteopatia, Fisioterapia, Pilates Clínico, Nutricionista e Terapias de Massagem. É um conceito muito interessante pois não só trabalhamos no nosso espaço físico, como também nos deslocamos e trabalhamos com diversas empresas assim como no domicilio dos nossos clientes.



Conta-nos a história de um dos casos de sucesso do Estúdio Álvaro Anjos.
Esta é uma das perguntas mais difíceis, em boa verdade teria que enumerar praticamente o nome de todos os nossos clientes. Todos eles são casos de sucesso, nos tempos que correm considero ser um sucesso quem se preocupa com a saúde desta forma, a este nível. Como lidamos mais com a população geral do que “atletas”, temos sempre muitos casos clínicos que se resolvem e isso é uma enorme força para continuar a desenvolver o nosso trabalho. No entanto, posso-vos falar de um caso de uma utente de 37 anos com 117 kg, hipertensa, colesterol elevado, com um filho e sedentária. Este caso foi muito interessante desde o início pois quem nos procurou de início foi o marido da utente e nos expôs o problema. Após uma primeira reunião, veio a avaliação de condição física assim como o planeamento de todo o processo a longo prazo. Acompanhamento online com visitas semanais no início e um plano nutricional adaptado e personalizado, ao final do primeiro ano juntos conseguimos baixar o seu peso de 117 kg para 71 kg, deixou de ser hipertensa, deixou de ter os valores de colesterol elevados, aumentou a sua massa muscular, aumentou a sua mobilidade e diminuiu o risco de diabetes, mas o mais importante para todos é que recupera a sua vida e não ficou refém da sua hereditariedade.
 
Tens muitos casos de sucesso no teu site, e isso também se deve muito à motivação que dás aos teus alunos. Que perfil achas que deve ter um PT?
A meu ver um Treinador Pessoal deve ser alguém com um elevado grau de conhecimento e experiência. Deve inclusive possuir uma enorme capacidade de motivar e lidar com os diferentes géneros e as suas características. Deve ser uma pessoa humilde e extremamente profissional.
 
Já que te dedicas a nível profissional ao desporto, no teu tempo livre também praticas exercício físico? Que modalidades?
Eu faço treino de força, utilizo muitos calisténicos, gosto muito de utilizar nas minhas rotinas materiais como ketelbell, bolas medicinais, etc. A esta dinâmica gosto sempre de reservar um dia para treino de mobilidade.
 
A par do exercício físico, também tens uma alimentação saudável. Que tipo de cuidados tens? 
Em relação à minha alimentação tenho mesmo muitos cuidados, trato o meu corpo como sendo a minha fortaleza. Aquilo que como resume-se a legumes, fruta, gorduras saudáveis, peixe, ovos, carne, tubérculos, água e sementes. Sempre confecionado no forno, cozido ou a vapor. O meu grande problema é quando tenho que comer fora de casa, isso sim é uma aventura.


 
Partilhas algumas receitas saudáveis no teu blog. Em que medida consideras importante conciliar o exercício físico com uma alimentação cuidada?
É tão simples quanto isto, ninguém perde peso apenas com exercício físico, isso não vai acontecer. É necessário um enorme compromisso com a alimentação para que esteja em concordância com os objetivos a que se propuseram.
 
No Estúdio Álvaro Anjos há terapias de massagem. Consideras importante as terapias de massagem? Porquê? Em que medida isso pode ajudar na motivação e performance das pessoas?
As massagens são de extrema importância para a melhoria e manutenção da performance naqueles que praticam exercício físico e isto já foi comprovado cientificamente com vários trabalhos. Quando se recebe uma massagem antes do evento desportivo gera-se um aumento do fluxo sanguíneo para essa zona resultando num possível pré-aquecimento. Como sabemos o exercício físico é um processo tido como catabólico e ainda bem que assim é, logo gera um elevado acumulo de toxinas produzidas que com a utilização de movimentos de drenagem estas serão expelidas do organismo. Para além de promover e melhorar a absorção de nutrientes no organismo, diminuir os níveis de stress e consequentemente baixar os níveis de cortisol, aumentar os níveis de serotonina, claro que considero uma excelente estratégia para a busca da saúde e performance. Um praticante bem física e mentalmente só pode estar motivado, não tenho a menor dúvida.
 
No teu blog afirmas “Não deixe para amanhã a saúde que pode ter hoje”. Que conselhos podes dar aos nossos leitores para adotar uma vida saudável?
Pois essa frase diz muito, é importante darem logo o primeiro passo em busca da saúde. Se não o fizermos agora teremos que o fazer em dobro mais tarde e ai por vezes já pode ser tarde de mais. Consultem uma nutricionista funcional, pratiquem exercício físico, apanhem sol, deitem-se antes das dez da noite, aprendam a gerir as emoções pois o stress não tem dado tréguas e claro entrem em www.alvaroanjos.com.
 



 

PUB

Sugestões Prozis