Entrevista 30Jul

À Conversa com Tânia Lima


Tânia tem 42 anos e é autora da página de Facebook Atreve-te A Fazer Mais Por Ti. Com um corpo de fazer inveja, é a prova que a idade não é impedimento para praticar desporto e obter resultados. O Clube Fitness esteve à conversa com Tânia Lima.
 

À Conversa com Tânia Lima


1. Tânia para quem não te conhece, podes falar um pouco de ti e como surgiu o interesse pelo mundo do fitness?
Olá chamo-me Tânia, tenho 42 anos, sou casada com o também atleta Nuno Lima,mãe de uma linda menina adolescente e dona de um dálmata com “muita pinta”. Trabalho numa empresa de transportes, na função de bilheteira e todo o meu percurso fitness levou-me a certificar como Nutrition and Health Coach.
Sempre frequentei o ginásio de forma regular. Alguns períodos mais dedicados à musculação outros mais a aulas de grupo. Aos vinte e nove anos foi quando atingi realmente um corpo tonificado, devido a um concurso de transformação corporal. Desde essa data, tendo aprendido a gerir as minhas calorias consegui ao longo dos anos manter o meu peso dentro de um patamar controlado. Por volta dos meus 38 esta situação alterou-se e deixei de conseguir recuperar aqueles quilinhos das férias, do natal… usei o meu conhecimento para alterar a dieta, o exercício, mas simplesmente o que funcionava até então deixou de resultar. Esta situação deixou-me cada vez mais desmotivada e desfocada. Foi aqui que decidi procurar ajuda de um acompanhamento online. Tive duas experiências que por motivos diferentes não funcionaram, mas não estava disposta a desistir. Foi então que o meu natal de 2015 se tornou o melhor de sempre, descobri o coach Jay Sik da @SikNutrition. Foi realmente o melhor início de ano, estava radiante mesmo sem saber ainda como ia correr (tão bem). Tudo o que falei com o João me fez acreditar num caminho sem volta ao presente em que me encontrava. Aqui sim começou realmente um novo caminho no mundo fitness, com um plano inicial de mínimo esforço para máximo resultado. Após 12 semanas já tinha menos 10 kg e motivação em alta, pois quando se gosta do plano e está ajustado a nós fica fácil cumprir. Continuo atleta da Sik Nutriton e só tenho somado progressos e aprendido imenso nesta caminhada com um coach sem igual.
 
2. Já participaste em competições de Bikini Fitness. Como é essa experiência?
A experiência foi fantástica, nem eu estava à espera visto não ter sido um objetivoinicial, mas sim uma “consequência” de querer atingir a melhor forma física dessaépoca de trabalho. É um processo de grande rigor, mas gostei imenso e claro com oapoio da família, principalmente porque o meu marido também compete na categoriamens physique, fica mais fácil gerir o dia a dia. O João foi excelente nesta preparação,desde a escolha do bikini ao posing, contei com ele para tudo, sentir o total apoio eajuda do coach para todos os momentos, para todas as dificuldades, não tem preçonem forma justa de agradecer.

3. Quais os requisitos para poder participar numa competição de Bikini Fitness?
Para competir em bikini é pedido um corpo que apresente uma beleza natural com baixa percentagem de gordura e sem muito volume muscular. Em palco também é valorizada a simpatia e toda a beleza de movimentos, sendo obrigatório nas poses em quarto de volta. O bikini e os sapatos também obedecem a regras especificas. Aconselho a todas as meninas que leiam sempre as regras mais atuais da Federação em que vão competir para ter a certeza que sabem todos os pormenores, ou perguntem aos Coachs.

À Conversa com Tânia Lima

4. Que tipos de treino fazes? Quantas vezes treinas por semana?
Por norma treino cinco dias por semana musculação. Para competir chego a treinar todos os dias devido à introdução do treino cardiovascular (que acaba por ser uma ajuda nestas fases finais de preparação).

5. Dás preferência a pesos livres ou máquinas?
Nos meus treinos tenho sempre exercícios com pesos livres, mas também com algumas máquinas e gosto de ambos. Tenho a sorte de ter sempre planos bastante estimulantes e que me desafiam.
 
6. A maioria das mulheres tem receio que ao treinar musculação fique com “corpo de homem”. O que tens a dizer sobre isto?
Claramente discordo, mas é tudo uma questão de gosto. A massa muscular custa muito a construir. Quem decide começar a treinar musculação vai alcançar um corpo tonificado com alguns contornos visíveis. Esta é a primeira etapa dos ganhos musculares, a partir daqui é preciso ter realmente um acompanhamento personalizado quer a nível de treinos, quer a nível alimentar para que realmente se consiga um crescimento muscular e com baixa gordura. Esta é a etapa que permite chegar a um corpo bikini fitness, sendo a categoria muscular mais pequena. Daqui em diante já seria outro campeonato, como se costuma dizer.

À Conversa com Tânia Lima

7. Quais são os teus planos para o futuro nesta área da musculação?
Treinar já faz parte de mim, estou sempre animada com mais um bloco de treino e com mais uma etapa neste percurso. O meu objetivo é sempre melhorar a minha condição em cut, melhorar estas curvas. O palco não foi chão de pisar uma vez só. Tenho muito a melhorar e estou a trabalhar para isso com o meu treinador. E sim, quero voltar.
 
8. Fala-nos um pouco da tua alimentação. Que cuidados especiais tens?
A minha alimentação é muito simples na verdade. Não sou muito de panquecas e nem pratos de fotografia, escolho mais comida de “prato” para as minhas refeições. Adoro pão com queijo e sempre que tenho macros para incluir, não dispenso. Como de tudo um pouco mas procuro sempre alimentos saudáveis e pouco processados para o meu dia a dia. Procuro incluir sempre vegetais e proteína em todas as refeições, privilegiando os hidratos de carbono nas refeições peri-treino. Fruta faz sempre parte e muita água claro.
 
9. Cheatmeals fazes? Se sim, o que comes nesses dias?
Não faço cheatmeals nem nunca senti falta, quando quero comer alguma coisa mais calórico encaixo nas macros que tenho disponíveis. Podemos falar numa percentagem de 10% para incluir um docinho por exemplo. quando faço refeições fora, em eventos sociais, faço uma gestão das macros desse dia para poder aproveitar essa refeição para comer um prato fora da minha rotina.

À Conversa com Tânia Lima
 
10. Tomas suplementos? Quais consideras essenciais?
A nível de suplementos tomo mesmo só os básicos: multivitamínico, vitamina C e D, magnésio, ómega 3 e óleo de onagra.
 
11. Já alguma vez foste criticada pelo teu estilo de vida saudável?
Criticada não mas acontece muitas vezes comentários normais de quem segue outra rotina. Comer uma omelete de atum ao lanche não é comum nas pessoas que não seguem uma alimentação direcionada para objetivos físicos, só para dar um exemplo. Há também alguma dificuldade em compreender porque é que simplesmente não falto a um treino e faço um esforço para organizar dias difíceis para que realmente consiga cumprir. Não compreendem o óbvio, ninguém me obriga, é esforço que me realiza.
 
12. Quais são os teus conselhos e dicas para todas as mulheres que queiram atingir resultados e se sentirem bem com elas mesmas?
Todas as mulheres são capazes de melhorar a sua forma física, é preciso que seja realmente importante para elas, para que seja uma prioridade. Aconselho a seguirem um plano que gostem, que façam escolhas saudáveis na sua alimentação, mas que seja prazerosa. Praticar exercício físico, mas mais uma vez, escolher uma modalidade que lhes dê prazer. Só com um plano que se goste é possível criar uma rotina e ser consistente. Por último, que estabeleçam objetivos bem definimos e programados com metas realistas. Foquem-se nas possibilidades em vez das barreiras que parecem saltar sempre para primeiro plano. Com empenho e dedicação todas as mulheres conseguem.
 
Desejo a todas as meninas e meninos que estão a ler, que se atrevam a fazer mais por vocês.
 
 



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1