Entrevista 12Jun

À Conversa com Sónia Leite // Healthy Bites


Sónia tem 36 anos e estudou Audiovisual e Multimédia. Apaixonada por gatos, foi ainda em criança que começou a desenvolver a sua paixão pela cozinha, mesmo sendo muito “pisca” e esquisita a comer. Considera que para adotar um estilo de vida saudável, o importante é encontrar um equilíbrio! O Clube Fitness esteve à conversa com Sónia do blog Healthy Bites.
 

À Conversa com Sónia Leite // Healthy Bites.

Comecemos pelo princípio... Fala-nos um pouco de ti e conta-nos a tua história.
O meu nome é Sónia, tenho 36 anos, sou casada e sou licenciada em Audiovisual e Multimédia, embora nos últimos anos tenha trabalhado noutras áreas.
No final do ano de 2013 descobri um problema de saúde que veio condicionar um pouco a minha vida. Descobri que tenho Endometriose que é a designação dada ao processo clínico no qual as células que constituem o endométrio se encontram fora da sua localização normal, por exemplo, na zona pélvica, nos ovários, na bexiga, no apêndice, intestinos ou, até, no diafragma.
Foi um grande choque… eu sabia que algo se passava comigo, porque as dores que tinha não eram normais, mas nunca imaginei que seria um problema desta dimensão, e como nunca tinha ouvido falar desta doença foi tudo uma enorme surpresa.
Após o diagnóstico, a minha médica aconselhou-me a ser intervencionada e, por isso, nem um mês depois, fiz uma laparoscopia para remover os focos de endometriose que tinha e desde então sou vigiada de 6 em 6 meses. Após a cirurgia, o tratamento a seguir foi a toma da pílula de contracepção de forma continua. Fiz isto durante ano e meio até que já não aguentava mais o mal que a pilula estava a fazer ao meu corpo. Tinha retenção de líquidos que nunca mais acabava, doíam-me sempre as pernas. Sentia-me gorda e inchada.
A fadiga e o cansaço excessivo que caracterizam esta doença também não estavam a ajudar em nada, e foi quando eu decidi que tinha de fazer algo por mim, de modo a contrariar todo este processo.
 
Sempre tiveste cuidados com a alimentação? Quais eras os teus hábitos alimentares em criança?
Sempre fui uma “pisca” em criança e um tanto ao quanto esquisitinha, mas o que comia, comia bem! Em casa dos meus pais sempre se comeu bem e comida tipicamente portuguesa. 



Como e quando surgiu a paixão pela cozinha saudável?
Eu sempre adorei cozinhar e comecei  muito cedo. Ofereceram-me o meu primeiro livro de receitas  tinha eu uns 10 anos e lembro-me de fazer imensas receitas de lá.
A introdução da alimentação saudável no meu dia a dia foi algo bastante natural, porque conforme fui crescendo fui deixando de ser “pisca” e esquisita e comecei a ser muito curiosa com alimentos desconhecidos. A introdução de alimentos saudáveis não foi um problema.
 
Em que se baseia a tua alimentação?
Faço uma alimentação muito básica, nada rebuscada: frango, ovos, atum, salmão, arroz, batata doce, aveia, bebidas vegetais, manteiga de amendoim (não pode faltar eheheh), iogurtes, frutas e legumes.

Qual é o teu prato e sobremesa preferidos?
Sou fã de comida italiana… adoro uma boa pizza e uma boa lasanha. Mas perco a cabeça com sushi.


 
Que tipo de pratos costumas servir aos teus amigos?
Eu costumo dizer muitas vezes na brincadeira que sou uma conversora de pessoas. Quando recebo pessoas em minha casa tento partilhar sempre um pouco de mim nas coisas que preparo. Não tenho a pretensão de mudar os hábitos dos outros, porque acho que essa vontade tem de vir de cada um, mas se de alguma forma conseguir influenciar de forma positiva a fazerem escolhas mais conscientes no seu dia a dia, já fico muito feliz. Ainda há pouco tempo fiz um lanche só de coisinhas deliciosas e saudáveis para um casal amigo: bakedoats de maçã, panquecas, trufas energéticas, bolinhos de atum e grão de bico, sumo de aveia, banana e morangos, mousse de morangos com chia e olha que foi um sucesso! Adoraram e não há melhor sensação que essa!
 
Costumas comer fora frequentemente? Quando o fazes, qual é a tua estratégia para te certificares de que estás a comer comida saudável?
Regra geral, durante a semana, como sempre em casa e levo a marmita para o trabalho. Se por alguma eventualidade tenho de fazer uma refeição fora, tento adaptar o mais possível ao que costumo comer. Ao fim de semana escolho uma refeição para comer o que mais me apetecer, sem restrições.
O importante é encontrar um equilíbrio!

Na tua opinião, quais são as 5 melhores lojas de comida saudável em Lisboa?
Felizmente, atualmente já temos alguma escolha…  eu vou nomear 5 sítios onde podes adquirir produtos saudáveis e não 5 restaurantes.Tens a Maria Granel em Alvalade e a Casa a Granel em Campo de Ourique onde podes comprar tudo ao peso. E já tens uns supermercados de perder a cabeça, por exemplo, o Go Natural na Avenida 5 de Outubro, o Bio Mercado na Avenida Duque de Ávila e o Amor Bio em Benfica.
Todos são ótimas escolhas. E diria mesmo que são escolhas de perder a cabeça.


 
Quais são as tuas inspirações culinárias? Um chef famoso, um livro de receitas, um blog?
Eu gosto muito dos livros de receitas da Mafalda Pinto Leite. Já a nível de blogues sigo alguns que adoro e nos quais me inspiro muito: As receitas da Gi, GlutenFree, Modern Foodies, Made by Choices. E ainda me inspiro diariamente em infinitos Instagrams. 

Para além de seguires uma alimentação saudável, consideraste uma “fitness lover”. Como é a tua rotina de exercícios?
Quando decidi mudar, percebi que a mudança também tinha de passar pela introdução do desporto na minha vida. Não é que ele não fizesse parte mas não era de uma forma constante. Comecei a treinar com um PT amigo que me ajudou muitíssimo. Treinei com ele de forma regular (3, 4 vezes por semana) durante mais de um ano e os resultados foram notórios… perdi peso, ganhei resistência, perdi toda aquela celulite que tinha ganho pelo uso continuado da pílula e ganhei o gosto por treinar.  Fazíamos treinos funcionais, corríamos à beira Tejo, fazíamos musculação e krav maga. Foi um período óptimo mas depois, por diversas circunstâncias da vida, tive de deixar de treinar com ele e o meu interesse também foi diminuindo. Sou daquelas pessoas que preciso que puxem por mim, não devia, mas sou assim! 
 
Quais são os teus exercícios favoritos ?
Eu descobri o gosto pela musculação, coisa que até então não gostava. Mas também gosto muito de treino funcional



És também autora do blogue “Healthy Bites”, onde partilhas receitas e curiosidades sobre ti. O que te motivou a criar o blog?
O blogue nasceu porque quando comecei a dar mais atenção ao meu Instagram, comecei a ter muitos pedidos de receitas das coisas que fazia e o Insta não é o melhor formato para o fazer. Por isso, criei o blogue. Mas sou honesta… não lhe tenho dedicado muito tempo e, de momento, não está actualizado. Em breve, conto fazê-lo! 
 
Qual é a tua receita preferida do blog?
É de uma receita vegetariana: Feijão branco com abóbora no forno. É tão boooom e se acompanharmos com arroz basmati fica ainda melhor. 
 
Que conselho darias para as pessoas dispostas a começar um estilo de vida mais saudável?
Honestamente, na minha opinião, acho que como qualquer mudança, há um tempo certo para acontecer… não é por os outros nos dizerem que temos de mudar, que estamos gordos ou que estamos magros, que aquele alimento nos faz mal, porque se não sentirmos vontade de mudar, de nada nos vale a influência dos outros. Acho que tem de ser algo interior… por isso o melhor conselho que vos posso dar é para ouvirem o vosso corpo! Quando chegar a altura certa de mudar, vocês saberão e terão uma força incrível para o fazer! 
 



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1