Entrevista 10Abr

À Conversa com José Guimarães // De Sedentário a Maratonista


José trabalha em Marketing Digital e é autor do site De Sedentário a Maratonista, uma das principais referências de corrida em Portugal. Este é um espaço dedicado a todos os que procuram os melhores conselhos para começar a correr, para melhorar a sua corrida, equipamentos, provas ou como se alimentar corretamente. O Clube Fitness esteve à conversa com José Guimarães do blog De Sedentário a Maratonista.
 

À Conversa com De Sedentário a Maratonista

Quando surgiu na tua vida o gosto pela corrida? Conta-nos um pouco a tua história…
Quando era mais novo eu nem gostava de corrida. Os meus pais sempre viram os nossos campeões do atletismo na televisão e eu achava aquilo a coisa mais aborrecida de sempre. Mas curiosamente foi a corrida que, num momento em que a minha vida bateu no fundo, me despertou de novo para a vida e o prazer que é viver, ser saudável e ser feliz.
Escolhi a corrida porque foi a coisa mais simples que tinha à mão para escolher, mas talvez pudesse ter sido outra modalidade qualquer. Não escolhi o dia. Acho que foi o dia que me escolheu a mim. Foi como que um chamamento, para o qual eu estava totalmente recetivo. 

O que mais gostas na modalidade?
Da sensação de liberdade, da superação de metas para chegarmos ao nosso objetivo, seja ele qual for. E depois, de perceber a perfeição que é o funcionamento do corpo humano, nesta coisa que é a existência e, neste caso concreto, na locomoção... rápida, no caso da corrida. 

José, na tua opinião, quais são os maiores desafios da modalidade?
Todos nós buscamos qualquer coisa na vida e talvez na corrida, como na vida do dia a dia, a superação pessoal em busca desse objetivo seja o maior desafio. 



Quando completaste a tua primeira maratona? E como te preparaste para ela?
Foi há 6 anos e, como não tinha muitas fontes de informação, procurei perante os amigos, com os corredores que comecei a conhecer e, claro, na Internet. Comprei um plano de treinos e segui-o de forma quase religiosa. A perseverança é, sem dúvida, uma das qualidades mais importantes num maratonista.

Qual foi a prova mais difícil em que já participaste até hoje? E porquê?
Enfrentar pela primeira vez uma distância de 100 milhas (166km) foi o meu maior desafio, não só a nível físico, mas principalmente psicológico. Lembro-me de não fazer a mínima ideia de como ingerir energia durante a prova, face àquela que ia gastar. Tive muitas ajudas, felizmente, e a capacidade de perceber que, se não fosse com a cabeça, mais do que com as pernas, nunca iria conseguir terminar aquele desafio.

Tens alguma prova que gostasses de fazer e que será um dos teus maiores desafios?
Tenho, mas para já ficam guardados só para mim. Para já tenho o meu primeiro Ironman para conquistar, dia 20 de Agosto em Copenhaga. Depois... logo se vê. Há provas gigantes, desafiantes, desertos e montanhas para conquistar... Os possíveis desafios são muitos, mas para tudo é preciso vontade, disponibilidade de tempo e financeira.



Que dicas podes dar aos nossos leitores para recuperar de uma maratona?
A melhor recuperação que se pode ter numa maratona começa na sua preparação, que terá que incluir tempos (e formas) de se recuperar. Isto para que, quando o corpo chega à prova rainha, não estranhe o que está a acontecer e, depois da sova, se lembre como se processa a recuperação. Para ajudar, bons e corretos alongamentos, nutrição e re-hidratação adequada e não ceder às dores.

Sabemos que também praticas trail running. O que fez começar a correr nos trilhos?
Quando conquistei o meu primeiro objetivo, que foi correr a minha primeira maratona, nem fazia ideia que se corria fora de estrada. Foi depois de conhecer o Carlos Sá (o nosso famoso ultra maratonista) que tomei conhecimento com esta modalidade e que me apaixonei. Não foi só a modalidade que me conquistou, mas trazer todas as boas sensações que já tinha da corrida em si, para o meio da natureza e, ainda para mais, para o ambiente de montanha, foi claramente um encontro com algo com que me identifico muito. 

Pelo caminho, criaste o blogue “De Sedentário a Maratonista”. Quando e como decidiste passar para a blogosfera?
Foi durante o processo de treino, rumo à minha primeira maratona. Como me era muito difícil encontrar fontes de informação em primeira mão (havia ainda poucos blogues de corrida), resolvi criar um blog para partilhar a minha experiência sobre como passei de pessoa sedentária, que vivia entre casa e o computador do trabalho, até me tornar num maratonista. Isto porque o processo de praticar algum tipo de atividade física de forma regular mudou-me não só fisicamente, mas também mentalmente, e fez-me todo o sentido. Porque não então incentivar os outros a, também eles, serem saudáveis e felizes?
Este processo de aprendizagem e partilha continua, pois estou a formar-me como técnico de exercício físico. Agora de uma forma ainda mais sustentada, aliando a minha experiência pessoal com os conhecimentos académicos, posso treinar e acompanhar pessoas, ajudando-as a conquistar os seus objetivos. 



No teu blog afirmas: “O blog é dedicado a todos os que procuram os melhores conselhos para começar a correr, para melhorar a sua corrida, sobre que equipamento usar, em que provas participar, ou como se alimentar corretamente. Que conselhos pode dar aos nossos leitores que queiram iniciar a prática desta atividade física?
O melhor que posso dizer é que o façam se realmente vos fizer sentido. Pode parecer estranho, mas muitas vezes aconselho as pessoas a caminhar, em vez de correr. Ou a nadar, ou andar de bicicleta. O sentido está em ser ativo, em dar ao corpo os estímulos para o qual ele foi criado, e não deixá-lo atrofiar na posição sentada.
Se o vosso plano for adoptar a corrida, depois de passarem muito tempo sem o fazer, ou de nunca o terem feito, lembrem-se que vai ser tudo novo para o vosso corpo e que convém que a progressão seja feita com calma, de forma regular mas lenta, evitando assim que as adaptações físicas não se transformem mais tarde em lesões.
Caso tenham dúvidas, hoje o mais fácil é ouvir opiniões contraditórias, portanto procurem um profissional especializado e com experiência na área, que vos possa servir de guia para treinarem adequadamente e vos permita conquistar os vossos objetivos de forma tranquila e saudável.
E claro, leiam as dicas no blog De Sedentário a Maratonista



PUB
Quer um cabaz de 200€?
1