Alimentação 21Mar

7 farinhas saudáveis que substituem a de trigo


Existe uma vasta gama de farinhas saudáveis que podem entrar na nossa alimentação e substituir a tradicional farinha de trigo. Conhece algumas alternativas que podem ser encontradas nas prateleiras dos supermercados!
 

7 farinhas saudáveis que substituem a de trigo


Farinha de aveia

A farinha de aveia é feita a partir do seu cereal e é conhecida por aumentar a saciedade, a qualidade da dieta e facilita na digestão. É rica em fibras e pode facilmente substituir a farinha de trigo na preparação de bolos, bolachas e panquecas.


Farinha de coco

A farinha de coco é isenta de glúten e é rica em fibra e proteína. É muito utilizada em doces, devido ao seu sabor, e ainda ajuda a reduzir a introdução de açúcar nas receitas. Além disso, previne a obstipação, diminui os valores de colesterol e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, pelo seu alto teor de fibra.
 

Farinha de amêndoa

Rica em gorduras boas, proteínas e vitamina E, a farinha de amêndoa ajuda a combater o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares. Pode ser utilizada para empanar carnes e peixes, fazer pães, panquecas e bolachas.
 

Farinha de linhaça

Isenta de glúten, a farinha de linhaça é rica em fibra, ómega 3, vitaminas B1, B2, C e E, e minerais como cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo. A par disso, ainda é anti-inflamatória e rica em proteína vegetal. Pode ser adicionada a bolos, pães, saladas, sopas ou sumos.
 

Farinha de banana

Feita através de bananas pouco maduras, é uma ótima alternativa para fazer panquecas, bolos, muffins ou crepes. Pode ser encontrada à venda, por exemplo, na marca Iswari. 
 

Farinha de arroz 

A farinha de arroz é uma boa fonte de energia e fibras, o que contribuiu para o bom funcionamento do intestino. Possui ainda baixo índice glicémico, minerais, como o magnésio, o manganês e o fósforo e vitaminas do complexo B. 
 

Farinha de quinoa

A farinha de quinoa é rica em fibra, ómega 3, vitaminas (B1,B2,B3,B6 e E), minerais essenciais (magnésio, ferro, zinco, potássio) e antioxidantes. Desta forma, ajuda a melhorar os valores de pressão arterial, diminui sintomas de obstipação e reduz os valores de colesterol total.



 

PUB

Sugestões Prozis