Corrida 23Out

10 razões para incluir a natação nos treinos de corrida


Não é só de treinos de corrida que vive um corredor. Se queres aumentar a tua performance, apostar em outras modalidades pode ajudar muito. E uma das melhores opções é a natação. Entende as razões para incluir a natação nos treinos de corrida!  
 

10 razões para incluir a natação nos treinos de corrida


1. Relaxa os músculos

A água diminui o impacto no corpo que a corrida exige e isso ajuda os músculos a relaxarem. Além disso, é uma boa forma de dar algum descanso ao corpo.
 

2. Ajuda na recuperação das articulações

A prática da natação permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, já que os músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos bem lubrificados, resistentes e agéis. Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o desporto mantém as articulações soltas e flexíves.


3. Melhora a respiração

Para quem corre, respirar corretamente é essencial. E a natação pode ajudar muito, pois os músculos responsáveis pela entrada e saída de oxigênio nos pulmões são trabalhados e fortalecidos. Desta forma, potencia a elasticidade dos pulmões e melhora a sua função vital.


4. Oferece um treino completo

A corrida trabalha principalmente os membros inferiores. Já a natação treina os membros superiores e inferiores. Assim, a combinação permite que nenhuma parte do corpo seja esquecida, ou seja, são práticas desportivas totalmente complementares.

O PT Tiago Silva aconselha uma ou duas vezes por semana em vez de correr em estrada, fazer reforço dentro duma piscina. Correr dentro dela com sapatos anti-derrapante ou fazer exercícios específicos como skiping, rotações de pernas, abdução e adução de pernas usando tornezeleiras para piscina vai ajudar e muito o corredor a uma melhor perfomance, e claro, evitar o aparecimento de lesões.

10 razões para incluir a natação nos treinos de corrida

PT Tiago Silva no Infante de Sagres Health Club



5. Faz emagrecer mais rápido

Tanto a corrida como a natação são atividades que provocam grandes perdas de calorias, ainda mais quando são unidas.


6. Melhora a coordenação motora

Na água, o nosso corpo é obrigado reagir a diversos estímulos, o que melhora a coordenação motora, item essencial para quem corre.


7. Trata lesões

Um corredor que se lesione pode recorrer aos benefícios da água e de professores de natação que irão ajudá-lo a manter a forma enquanto permite que a região afetada se recupere.


8. Alivia o stress

A água não só relaxa o corpo, como também relaxa a mente. Por isso, treinos de corrida que exigem muito esforço e causam stress podem ser contornados com a natação.


9. Melhora a flexibilidade

A água torna-nos mais flexíveis, pois favorece o fortalecimento de tendões e ligamentos, principalmente entre os pés e os gémeos.


10. Promove a socialização

A corrida pode ser uma atividade muito individual, já que cada um tem o seu ritmo e geralmente um espaço amplo para exercer o treino. Nesse sentido, a natação permite exercícios que podem ser feitos em grupos dentro de um espaço limitado, o que promove a socialização.


Vê também:



 

PUB

Sugestões Prozis